Saiba como comprar passagens aéreas sem cair em golpe
As férias de julho estão batendo à porta, e muitas pessoas aproveitam esta época do ano para viajar. Por ser um período concorrido, é preciso ter muito cuidado ao adquirir os bilhetes passagens aéreas ou de ônibus. Há criminosos que atuam como supostos agentes de viagem e seduzem os viajantes com passagens com promoções imperdíveis.
Os descontos tentadores podem resultar em uma dor de cabeça capaz de frustrar a viagem de um cliente desavisado.
A lógica por trás deste tipo de golpe é simples: um criminoso anuncia em sites ou em redes sociais a venda de passagens por preços que podem chegar a ser até 70% mais baixos que os praticados pelas companhias aéreas ou rodoviárias. O falso agente de viagem, porém, só emite estes bilhetes para datas próximas ao embarque e normalmente recebe pagamentos via transferência bancária –nunca por cartão de crédito.
O estelionatário, então, realiza a compra desta passagem de maneira fraudulenta, com cartões de crédito clonados, e emite o voucher. Para o passageiro, há o grande risco de as operadoras de cartão ou as companhias aéreas/rodoviárias detectem o golpe e o bilhete ser cancelado.
“Além de sofrer o prejuízo financeiro, o passageiro inda corre o risco de passar por um enorme constrangimento”, diz Tom Canabarro, co-fundador da Konduto, sistema antifraude.
Confira abaixo algumas dicas para ajudar você a planejar as férias com bastante segurança e não cair neste tipo de golpe. Confira:
1 – Pesquise bastante
O primeiro passo é pesquisar e procurar muito pelo agente ou pela agência de viagem de quem você vai adquirir a passagem. Ao escolher a empresa, procure saber sua idoneidade para ter a certeza de que ela existe de fato. Uma dica importante é realizar buscas em sites de reclamações e nas redes sociais para saber se outros clientes já tiveram algum tipo de problema com a compra –e, se tiveram algum contratempo, como foi feita a solução do caso.
2 – Atenção à forma de pagamento
Um indicador importante para comprar em um site é saber se ele aceita pagamentos via cartão de crédito –a forma de pagamento on-line mais segura para o consumidor. No caso de passagens, se a tarifa cobrada pela agência for muito baixa e o pagamento for somente por transferência bancária, cuidado! Uma vez realizada a transferência, o cliente não tem o apoio do banco para ser ressarcido em caso de golpe.
3 – Prazo de embarque
Após verificar esses detalhes, outro ponto de atenção é com relação ao prazo de embarque. Se por caso achar uma passagem com a data da compra muito próxima da de embarque, fique atento. Normalmente os fraudadores utilizam disso para que o cliente não tenha a opção de cancelar o embarque ou mesmo acionar o banco emissor de que é fraude e, com isso, poderá viajar sem problema.
4 – Desconfie de preços muito baixos
Todas os pontos de atenção anteriores devem ganhar atenção redobrada no caso desta última dica. Quando o preço praticado por uma agência de viagem menos conhecida for muito menor em comparação ao que está sendo cobrado pelas companhias aéreas ou rodoviárias, o perigo aumenta. Portanto, bastante atenção com “promoções imperdíveis” com descontos entre 40 e 70% –especialmente para viagens com embarque imediato e prazos de embarque apertados.