6 vezes que o seu namorado teve atitudes abusivas e você não viu

Em parceria com Superela
10/03/2017 11:55

Texto escrito por Marcela De Mingo, do Superela.

Na última semana, pintou na nossa timeline um vídeo que levantou um alerta vermelho sobre atitudes abusivas em relacionamentos: o youtuber Carlos Santana mostrou no Facebook uma crise de ciúmes, em que ‘faz uma limpa’ nas contas que a sua namorada segue no Instagram.

Usando o ciúme como um disfarce, Carlos questiona porque a namorada segue alguns homens na rede social, quem eles são e qual o grau de proximidade que eles têm na vida real. Se o cara é ‘pouco conhecido’ ele deleta sem perdão da conta. Pode parecer ‘fofo’ ou ‘normal’, mas esse é um clássico exemplo de atitudes abusivas que aceitamos sem nem pensar duas vezes.

A boa notícia é que nos comentários muitas mulheres perceberam o que estava acontecendo e comentaram sobre como esse tipo de atitude não é legal – nem agora, nem nunca – e que esse é um comportamento abusivo, por mais que não seja violento em essência. A gente fala muito sobre relacionamento abusivo por aqui, mas não necessariamente esse tipo de relacionamento é caracterizado como violento e agressivo, fisicamente falando. O abuso também pode ser psicológico e emocional.

Por isso mesmo, decidimos fazer uma seleção de atitudes abusivas que são muito comuns em todos os relacionamentos, mas que deixamos passar porque são consideradas ‘normais’.

6 atitudes abusivas que o seu namorado já teve:

1. Ele reclama das suas amizades

O exemplo de Carlos Santana entra perfeitamente aqui: ele tentou controlar as amizades e contatos da namorada porque eram homens que ele não conhecida e acreditava que não tinham que estar na lista de seguidos da mulher. É aquela história de ‘mulher minha não fica andando com homem’ ou se relacionando com caras que ele não conhece e não têm um grau de proximidade alto com a namorada, como um chefe ou um colega de trabalho. No fundo, isso é controle.

2. Ele não gosta que você saia sem ele…

… Mas tudo bem ele ir para o futebol com os amigos sozinho. Existe uma crença de que mulher que sai sozinha ‘não presta’ e ‘não se dá ao respeito’. Ela deve sair apenas acompanhada do namorado, e se não faz isso, com certeza está aprontando. Só que a gente já sabe muito bem que isso não tem nada a ver. A mulher é livre para fazer o que ela quiser, assim como os homens. Se ela tem um relacionamento sério e comprometido com um cara, essa relação vai se manter mesmo que ela saia com as amigas para um barzinho na sexta à noite.

3. Ele diz que você não faz bem alguma coisa porque ‘é mulher’

Veja mais atitudes aqui: 6 vezes que o seu namorado teve atitudes abusivas e você não percebeu