7 dicas para falar sobre relacionamento abusivo com quem sofre um

Separamos algumas dicas para ajudar você a conversar sobre o tema

Em parceria com Superela
29/09/2017 12:39 / Atualizado em 30/07/2019 10:12

A gente sempre abre o jogo por aqui sobre relações que não são saudáveis, porém, conversar sobre relacionamento abusivo ainda é uma dificuldade para muitas pessoas. No nosso Clube Superela, uma das nossas usuárias perguntou como ela poderia comentar com a irmã sobre o namoro tóxico dela e a principal resposta foi ‘fale a verdade’.

Relacionamento Abusivo
Relacionamento Abusivo

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para ajudar você a conversar sobre relacionamento abusivo com alguém que está muito envolvida numa relação desse tipo. Vale lembrar que o primeiro passo é sempre abordar a pessoa com calma e interesse, e nunca forçá-la a falar sobre o assunto ou reclamar que ela está em um relacionamento ruim.

1. Puxe o assunto de forma sutil

Ao invés de começar dizendo ‘você sabia que está em um relacionamento abusivo?’, foque na sua amiga e no que você conhece dela e diga que você percebeu que ela está diferente desde que começou a namorar. Comente que ela não parece tão contente e que você se preocupa e gostaria de saber se está tudo bem. A partir daí, tudo depende do que ela responder, mas esse primeiro passo já mostra para quem está em uma relação tóxica que alguém está interessado em saber sobre ela – você cria um laço de confiança.

2. Acima de tudo, ouça

Conversar sobre relacionamento abusivo não é falar sobre você e o que você acha. É ouvir o que a outra pessoa tem a dizer e tentar entender como você pode ajudá-la. Se ela defender o namorado, dizer que ele não é abusivo, se ficar defensiva ou brava com o assunto que você puxou, ouça. Escute o que ela tem a dizer e tente entender o que a faz pensar dessa forma. Faça perguntas, busque saber como ela se sente. Se for preciso, diga ‘Eu não quero saber sobre ele, eu quero saber sobre você’.

3. Não diga a ela o que fazer

Continue lendo aqui: 7 dicas para falar sobre relacionamento abusivo com quem sofre um

Texto escrito por Marcela de Mingo e publicado no Superela