9 coisas que os homens não entendem sobre o medo de ser mulher

Texto escrito por Marcela De Mingo, do Superela.

Uma das nossas colunistas, a Thayse Lopes, fez uma postagem no Facebook na última semana que chamou a nossa atenção. Ela perguntava para os homens se o medo que as mulheres sentem deles não causa um incômodo ou constrangimento. Pelo nível das respostas, ficou muito claro que ainda existem coisas que os homens não entendem sobre o medo de ser mulher e que merecem um minutinho da nossa atenção.

Uma dessas coisas que eles não assimilam a respeito do medo de ser mulher é que essa é uma sensação constante. Pode até mesmo não ser tão consciente. Mas na hora de voltar sozinha para casa, à noite, toda mulher sente um medo de ser seguida ou abordada por um homem. Ao ponto de mudar de calçada na rua, ou até de andar falando no telefone com alguém para garantir que ela está ‘acompanhada’.

Esse medo é algo comum e que não acontece com os homens. Um homem não sente medo ao ver uma mulher andando na rua quando está sozinha, ou quando uma mulher está perto demais dele no metrô ou no ônibus. Por isso, o medo de ser mulher é uma pauta tão forte no feminismo. O que o movimento mais quer é que homens e mulheres sejam vistos como iguais o tempo inteiro em todas as esferas da sociedade, e que a violência contra a mulher não seja mais algo tão comum – e, por consequência, que esse medo não seja mais tão presente no dia a dia feminino.

Dito isso, com base nos comentários do post da Thayse, separamos algumas coisas que os homens ainda não entendem sobre esse assunto:

1.A gente deixa de se relacionar por medo

É uma loucura pensar que as mulheres têm medo de se relacionarem com homens, mas é verdade: existe um lugar na nossa mente que diz que a gente não pode confiar em ninguém porque agressor não tem um perfil certo. Não é como se todos os homens loiros fossem responsáveis por toda violência contra mulher. Então, a gente está sempre com um pé atrás, tentando entender até que ponto podemos dar a mão para não perder o braço.

2.Independe da situação

Esse medo de ser mulher não acontece só quando a gente sai sozinha na rua de noite ou pegando o ônibus cedo em um ponto vazio. É na festa, quando a gente quer beber um pouco a mais e fica com receio de alguém jogar alguma coisa na nossa bebida; no bloquinho de Carnaval, quando a gente quer usar a fantasia que dá vontade, mas fica com receio dos homens entenderem como um convite (não é); e até do professor da faculdade que chama a gente para conversar na sala dele depois da aula.

3.Independe de grau de proximidade

Veja mais exemplos aqui: 9 coisas que os homens não entendem sobre o medo de ser mulher

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3