Anúncio é banido por exibir modelo magra de ‘forma doentia’
Uma campanha da marca francesa Yves Saint Laurent com uma modelo abaixo do peso “de forma doentia” foi proibida pela agência de regulação de publicidade britânica. Segundo a Advertising Standards Authority (ASA), o anúncio, publicado na revista “Elle” do Reino Unido, mostrava uma mulher com as costelas visíveis e proeminentes. As informações são da Folha de S. Paulo.
Quando um leitor disse que a foto era irresponsável por usar uma modelo esquelética, a agência teve que concordar, afirmando ainda que as pernas e joelhos da mulher tinham a mesma largura. A Yves Saint Laurent e a “Elle UK” não quiseram comentar a decisão.
Devido ao corpo excessivamente magro, a agência afirmou: “Por isso, consideramos que a modelo parecia abaixo do peso de forma doentia na imagem e concluímos que o anúncio é irresponsável”. Eles decidiram que a peça, além de banida, não poderá ser publicada novamente da mesma forma e “recomendou que os anunciantes assegurassem que as imagens de seus anúncios fossem feitas de forma cuidadosa”.