Anúncio é banido por exibir modelo magra de ‘forma doentia’

03/06/2015 15:36 / Atualizado em 04/05/2020 17:29

Uma campanha da marca francesa Yves Saint Laurent com uma modelo abaixo do peso “de forma doentia” foi proibida pela agência de regulação de publicidade britânica. Segundo a Advertising Standards Authority (ASA), o anúncio, publicado na revista “Elle” do Reino Unido, mostrava uma mulher com as costelas visíveis e proeminentes. As informações são da Folha de S. Paulo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quando um leitor disse que a foto era irresponsável por usar uma modelo esquelética, a agência teve que concordar, afirmando ainda que as pernas e joelhos da mulher tinham a mesma largura. A Yves Saint Laurent e a “Elle UK” não quiseram comentar a decisão.

Devido ao corpo excessivamente magro, a agência afirmou: “Por isso, consideramos que a modelo parecia abaixo do peso de forma doentia na imagem e concluímos que o anúncio é irresponsável”. Eles decidiram que a peça, além de banida, não poderá ser publicada novamente da mesma forma e “recomendou que os anunciantes assegurassem que as imagens de seus anúncios fossem feitas de forma cuidadosa”.