Artista maquia mulher branca como negra e gera revolta

O Instagram @paintdatface gerou uma grande controvérsia recentemente. O problema foi um antes e depois de maquiagem que “transformou” a raça de uma modelo branca.

O artista maquiou uma modelo branca como se fosse negra

Na legenda do post, o maquiador disse que estava há um tempo com receio de mostrar essa transformação. “Apenas porque estava com medo das pessoas tornarem isso um escândalo racial contra mim”, explicou. Ele também procurou justificar que a transformação não era uma “mudança racial”. “Ela se trata de uma mulher reconhecer, abraçar e celebrar a beleza da cultura de outra mulher”, disse. “Não queria que isto se tornasse outra razão para trazer negatividade”.

O artista tentou justificar na legenda do post que sua intenção não era ser racista

De acordo com o BuzzFeed, após a imagem receber uma enxurrada de críticas, a conta @paintdatface se tornou privada no Instagram. Mesmo assim, pessoas circularam o print da publicação no Twitter. O que muitas apontaram é que o artista fez blackface, e que deveria ter convidado uma modelo negra para poder celebrar a cultura negra:

Tradução: “Isso é honestamente tão nojento

Tradução: “Se você está tentando celebrar a cultura negra, então por que diabos usa uma modelo branca?

Tradução: “Por que ele apenas não usou uma pessoa negra? Por que ele teve que transformar uma garota branca em negra para celebrar a cultura negra e africana? Bizarro

Tradução: “É blackface, e blackface é racista, é depreciativo e ofende a mim e a várias outras pessoas negras

Tradução: “1) É blackface; 2) mulheres negras não são fantasias divertidas que você pode experimentar; 3) o artista deveria ter usado uma modelo negra se ele queria fazer isso

Tradução: “Blackface que usa outro nome ainda é blackface”

Algumas pessoas buscaram defender o artista com diversos argumentos – e também receberam respostas:

Tradução: “Para mim, é arte! É como usar maquiagem para transformar uma mulher em um homem e vice-versa. E não consideraria isso transfóbico ou algo assim

Tradução: “É blackface disfarçado de arte. Isso precisa parar. Você não pode explicar ou dizer às pessoas como elas devem reagir ou receber isso; não é seu espaço“.

Tradução: “Mas quando uma mulher branca usa loção de bronzeamento e fica com a pele bem escura, tudo bem. Pense nela como permanentemente bronzeada? Não? Ok. Talvez a perspectiva seja a chave

https://twitter.com/_zolarmoon/status/868998549224030208

Tradução: “Um bronzeamento não é blackface, Sara. Fique fora dessa, ok? Obrigada.

O perfil @paintdarface voltou a ser público no Instagram; mas a publicação original com a transformação da modelo branca em negra foi apagada. Em um novo post, composto por três imagens, o artista colocou de volta a foto polêmica, e escreveu:

“O visual que eu recentemente publiquei de uma mulher transformada em outra mulher de outra cultura foi bem criticado por aqueles que não entenderam a mensagem. Deletei o post; não porque eu tive arrependimento ou vi algo errado, mas por causa da forma como as redes sociais o transformaram em algo negativo.

“A maioria assumiu que minhas intenções eram transformar minha modelo em uma mulher negra. A verdade é que as minhas intenções eram manter o visual vago o bastante para várias mulheres de diferentes culturas se identificarem com ele. Mas a verdadeira inspiração do look geral veio da minha herança cubana.

“Embora eu esteja triste por como muitas pessoas estão bravas, não posso oferecer um pedido de desculpas pelo meu trabalho artístico e por aquilo que eu acho que é bonito. A transformação veio de amor; não era sobre ridicularizar a raça de alguém, e sim de celebrá-la.

“Estou muito orgulhoso de estar ilustrando uma mulher que representa diferentes culturas com as conquistas, crenças e histórias delas. Arte é interpretada de formas diferentes por todos, e às vezes é desconfortável. Mas fazer deste mundo um lugar melhor começa com a nossa mentalidade – pensando positivamente, demonstrando amor e praticando a união”.

Nos comentários da nova postagem, várias pessoas voltaram a apontar ao maquiador qual foi o problema do trabalho dele, sugerindo que ele usasse uma mulher negra ou latina para prestar homenagem às respectivas culturas delas.

Veja a publicação abaixo:

View this post on Instagram

The transformation that I recently posted of a woman transformed into a woman of another culture has been highly criticized by those who don't understand the message. I deleted the post, not because I had regret or saw wrongdoing, but because of the negativity social media turned it into. It's been assumed by most that my intentions were to transform my model into a black woman. Truth is, my intentions were to keep the look vague enough to be relatable to many women of different cultures, but the true inspiration of the overall look came from my Cuban heritage. Although I am saddened by how many people are angered, I can't offer an apology for my artwork and for what I find to be beautiful. The transformation came from a place of love and was not about mocking one's race, but rather about celebrating it. I am so proud to be illustrating a woman representing several cultures along with their achievements, beliefs and histories. Art is interpreted differently by all and sometimes it's uncomfortable, but making this world a better place starts with our mindset – thinking positive, showing love and practicing unity.

A post shared by SPENCER (@paintedbyspencer) on