Estudo afirma que homens não admitem erros por causa de hormônio

“Não fui eu. Foi minha testosterona!”
Créditos: Getty Images/iStockphoto
“Não fui eu. Foi minha testosterona!”

Homens têm fama de ser mais cabeça dura do que mulheres, raramento aceitando seus erros. Pois agora essa característica está sendo comprovada por um estudo que afirma que culpar o hormônio masculino é uma desculpa totalmente plausível na hora dos homens negarem erros ou justificarem um ato impulsivo.

A testosterona, o hormônio sexual masculino, está conectada a uma maior confiança em instinto e menor reflexão sobre os atos. É o que aponta uma pesquisa conjunta entre Caltech (California Institute of Technology), Wharton School, Western University e ZRT Laboratory, que demonstra que o hormônio tem efeito direto na cognição e capacidade de tomar decisões.

Os cientistas analisaram 243 homens para a pesquisa. Uma parte deles recebeu uma dose de testosterona em gel e a outra ganhou um placebo antes de fazer testes cognitivos e matemáticos. O grupo que recebeu o hormônio acertou 20% menos das questões corretamente em relação àqueles que aplicaram placebo. Além disso, o grupo “turbinado” deu respostas erradas mais rapidamente que os outros.

  • Leia mais: