Fotógrafa brasileira faz ensaio sensual com mulheres gordas como forma de empoderamento
Mariana Godoy é fotógrafa e gorda. Sim, gorda. E antes que você comece a achar que a palavra que define seu tipo físico é uma maneira de ofendê-la, a própria esclarece:
“Gosto da palavra gorda exatamente para discriminar a gordofobia. Geralmente as pessoas usam “gordinha”, “cheinha”, “plus size”, mas ao falar simplesmente “gorda” é uma forma de desconstrução para que a palavra não seja uma ofensa e sim um elogio”, explica.
Tendo como ponto de partida a experiência própria ao sofrer preconceito por conta de seu peso, a artista criou o projeto “Empoderarte-me”, uma seleção de fotografias sensuais apenas com mulheres gordas.
- Hábito comum, mas polêmico: fazer xixi no banho é prejudicial?
- Casa Zero convida grandes nomes da gastronomia para combater o desperdício de alimentos em restaurantes, bares e cafés
- Mergulho com peixe-boi ajuda a proteger espécie na Florida
- Trombose: reconhecendo sintomas e sinais
“Esse ensaio tem o foco de melhorar imagem da mulher gorda e dar empoderamento a cada uma através da aceitação do próprio corpo”, conta Mariana.
Após a primeira sessão, a fotógrafa publicou a primeira foto no Facebook e a resposta foi imediata. “As mulheres ficaram maravilhadas e associaram a foto rapidamente a um manifesto de auto aceitação, de autoestima”, contou.
Com o sucesso da primeira foto, Mariana expandiu o projeto e criou um site só para divulgar o trabalho. Com a repercussão, várias mulheres a procuraram interessadas em posar para a lente de sua câmera.
“Meu objetivo é que desconstruam o preconceito contra as pessoas gordas. Eu sei que é difícil, mas não custa tentar. Ser gorda é uma luta! Encarar os julgamentos, comentários, olhares tortos. A mulher gorda é sensual e linda! As pessoas só precisam deixar de lado sua atitude gordofóbica. Toda mulher tem seu lado sexy”, desabafa.
Confira as fotos:
Veja todas as fotos aqui.