França repetirá campanha: ‘Tragam seus filhos para ver gente nua’
Enquanto isso, o brasileiro quer fechar museus por aí
Em 2015, o Museu d’Orsay, um dos mais famosos de Paris, juntamente com o Museu de Orangerie fizeram uma campanha para atrair famílias aos locais com uma mensagem bem direta: “Tragam seus filhos para ver gente nua”. Dois anos depois, eles pretendem repetir a ação. Que diferença do Brasil, né?
Veja também:
- Boato sobre artista que fez performance nu no MAM é desmentido
- MAM é acusado de pedofilia após performance com homem nu
Eram nove cartazes, exibidos em ruas, pontos de ônibus, estações de metrô, com obras conhecidas dos dois museus e direcionadas a pais e filhos. A ideia era atrair um novo público para apreciar as obras de arte.
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
- Este sinal de câncer de pâncreas é detectado em 75% dos casos
- Bahia: 3 lugares baratos para viajar e se encantar
- Composição sanguínea do cordão umbilical explica o autismo
Na França, a campanha viralizou nas redes sociais, e o cartaz retratado acima foi um dos mais compartilhados. Ele mostra o quadro ‘Mulher Nua Deitada’, de Auguste Renoir, pintado em 1907, acompanhado do convite à nudez.
Criada por Amélie Hardivillier, a campanha foi bem aceita e tinha como objetivo se colocar no lugar das crianças, decifrar as reação infantis aos quadros e mostrar que, atualmente, são as crianças que levam os pais aos museus.
Enquanto isso, em nosso país, movimentos conservadores acreditam que sempre que uma criança se depara com a nudez humana, a pedofilia está sendo incentivada. Por conta dessa visão distorcida, querem fechar museus e exposições. Imagine essas pessoas vivendo em Paris? Será que eles fechariam o Orsay?
Leia mais: