Gigi Hadid recebe críticas por ensaio na Vogue Arábia

03/03/2017 11:36

Depois de Karlie Kloss receber críticas por um ensaio em que estava vestida de gueixa, é a vez de Gigi Hadid ficar no centro da discussão sobre apropriação cultural.

A modelo de 21 anos fez a última capa da Vogue árabe. Na foto, ela usa uma espécie de véu bordado:

“Acho que o que é bonito em existir uma Vogue internacional é que, como uma comunidade de moda, somos capazes de celebrar e compartilhar com o mundo diferentes culturas”, Hadid escreveu na legenda. “Espero que essa revista mostre outra camada do desejo que a indústria de moda tem de continuar aceitando, celebrando e incorporando todas as pessoas e costumes”.

Dentro da revista, ela aparece de hijab:

As fotos foram tiradas por Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, e foram descritas como “[estilizadas] em uma maneira árabe única”.

Hadid tem ascendência palestina. Seu pai é meio jordaniano, meio americano, descendente de palestinos; já a sua mãe é americano-holandesa. A modelo já falou sobre a importância de suas raízes por diversas vezes. Porém, como muitas pessoas nas redes sociais apontaram, ela não é muçulmana; o que levou a acusações de apropriação cultural.

Tradução: “Gigi Hadid: meia palestina, mas não muçulmana. Vogue: vamos fazer a Gigi Hadid usar um hijab porque ela é meia palestina, então está justificado”

Tradução: “Vocês sempre dizem que a Gigi é palestina para que ela possa se apropriar dos aspectos do Islã como se todos os palestinos fossem muçulmanos ou como se ela fosse muçulmana”

Tradução: “Gigi Hadid, pare de usar o hijab como um item fashion! Fazem mulheres muçulmanas se envergonharem de usá-lo, mas [a modelo] pode exibi-lo na capa da Vogue”

Tradução: “A Gigi Hadi realmente pensa que pode desfilar por aí usando o hijab em uma capa de revista enquanto incontáveis mulheres muçulmanas são humilhadas por causa dele todos os dias?”

Tradução: “Ah, sim, Gigi Hadid usa um hijab, é moda e Vogue; mas quando mulheres muçulmanas usam o véu todos os dias, é terrorismo e opressão”

Algumas pessoas também vieram em defesa da modelo:

Tradução: “Vocês que estão atacando a Gigi Hadid continuamente por causa do ensaio dela para a Vogue. O pai dela é muçulmano, ela nasceu em um lar muçulmano”

Tradução: “Todo mundo se esqueceu que Gigi Hadid é metade palestina? Ela pode usar o hijab e a maioria de vocês, muçulmanos do Twitter, podem”

Até agora, nem Gigi Hadid e nem a Vogue se manifestaram sobre o caso.