Janelle Monáe discute sobre menstruação no Twitter

10/03/2017 18:32

Janelle Monáe é tão poderosa quanto Mary Jackson, engenheira da NASA que ela interpreta em “Estrelas Além do Tempo”. Recentemente, a cantora, compositora, bailarina e atriz foi ao Twitter para defender que a menstruação é algo totalmente normal, embora ainda seja um tabu para muitas pessoas.

photographed by @jr! #Oscars2017

Uma publicação compartilhada por Janelle Monáe (@janellemonae) em

Tudo começou quando ela simplesmente tuitou: “sangue menstrual #MêsdaHistóriadasMulheres”. E continuou em outra mensagem: “é triste que provavelmente existam mais pessoas enojadas ou envergonhadas pelo sangue menstrual do que pela atual administração [do Estados Unidos]”.

Ela ainda continuou: “nunca se esqueçam que meninas e mulheres deram à luz a raça humana e seguram o poder de não fazê-la nascer mais. Vocês todos aprenderão”:

Algumas seguidoras disseram a Janelle que achavam o sangue menstrual nojento. Uma delas argumentou que não gostar do fluido era questão de opinião. Ao que a artista respondeu: “[Sangue menstrual] é um produto da menstruação (uma mudança natural e biológica que acontece com as mulheres). Quando alguém usa a palavra ‘nojento’ para descrever [o sangue], isso deixa a pessoa que menstrua se sentir envergonhada, humilhada etc.”

Trecho da discussão entre Janelle Monáe e uma seguidora
Trecho da discussão entre Janelle Monáe e uma seguidora

Outra seguidora apontou: “acho que todos os fluídos do corpo são nojentos quando deixam o nosso corpo. Qualquer fluido pode ser um vetor de doença”. Janelle respondeu: “pense de outra forma. E se o seu pai e sua mãe tivessem esse pensamento e não constassem do fluido corporal chamado esperma, e jogassem você em um guardanapo?”

Para finalizar, Janelle explicou: “meu ponto é: você não estaria aqui sem os fluidos corporais de alguém. Respeite e celebre tudo que te trouxe aqui”:

Outras seguidoras agradeceram à artista por falar sobre a menstruação:

Tradução: “acho que maneira como muitos adultos sussurram sobre menstruação sobre meninas, como se fosse algo vergonhoso, deve mudar

Tradução: “Estou bem cansada de homens sentirem-se desconfortáveis quando falo sobre menstruação, como se meu fardo físico não fosse digno da simpatia deles