Jovem mostra foto sua com pelos na axila e discute sobre beleza

"A ideia de beleza que nós temos é tão estranha. Quem decide o que é bonito?", questionou Sara Puhto.

31/07/2017 14:04

Com mais de 145 mil seguidores no Instagram, Sara Puhto usa a rede social para falar sobre veganismo, moda e autoestima – e é por este terceiro assunto que ela faz tanto sucesso.

A finlandesa está sempre procurando mostrar uma visão mais realista do seu corpo (o que vai na contramão da maioria das fotos na internet, não é?). Ela já mostrou como uma imagem pode ser manipulada apenas com uma pose diferente, defendeu a liberdade que as pessoas têm de usar maquiagem ou não e, mais recentemente, abriu a discussão sobre pressão estética com uma sensível foto em que mostra pelos na sua axila – algo tão natural e, mesmo assim, tão condenado pelos padrões de beleza.

Na legenda da publicação, Sara questionou: “a ideia de beleza que nós temos é tão estranha. Quem decide o que é bonito?”. Ela apontou que esse conceito não deveria ser uma lista de características físicas que juntas classificam alguém como bonito. “Uma pessoa deveria ter pele perfeita, corpo esbelto e pelos cortados para ser considerada bonita? Não. Porque essa ideia de beleza é não-existente. Na realidade, ninguém tem tudo isso 24 horas por dia, sete dias por semana. Beleza não é um grupo de elite no qual apenas algumas pessoas podem entrar”.

A blogueira explicou que no momento, decidiu deixar de depilar as pernas e as axilas porque o seu país é frio e ela está começando a ter acne. “Ainda assim, algumas pessoas constantemente julgam umas as outras e odeiam uma as outras por terem esse tipo de coisa”.

Sara aproveitou para falar sobre cyberbullying. “O que você ganha com isso? Você se sente melhor quando comenta esse tipo de coisa nos posts das pessoas?”, perguntou. “Você nunca sabe pelo que alguma pessoa está passando, por favor, considere isso antes de dizer algo que pode machucar alguém”. E completou: “Também pense nisso quando você diz coisas dolorosas a si mesmo. Não há por que ser rude com si mesmo. Aprenda a se amar, porque você é uma pessoa incrível”. Veja o post na íntegra: