Mais uma prova de como a indústria da vaidade pode ser perigosa e daninha: para ter cintura fina, igual a de celebridades como Kim Kadarshian, meninas de 16 anos estão apelando para espartilhos super apertados e, com isso, colocando a própria saúde em risco. A reportagem é do Daily Mail.

"Eu quero ter um corpo realmente curvilíneo como o de Kim Kardashian, mas ao mesmo tempo quero parecer magra", diz a estudante Gabriella Deith que, assim como muitas de suas colegas, utiliza espartilhos apertados na tentativa de deformar sua caixa torácica e afinar sua cintura. "Eu não sei se realmente vai dar certo, mas eu quero tentar, por isso estou vestindo um espartilho oito horas por dia, além de fazer agachamentos na academia para deixar minha parte inferior maior", finaliza.

corset (1)

Créditos: corset (1)

Joanna Costa, 27 anos, outra adepta do método

Apesar dos médicos alertarem que procedimentos do tipo podem prejudicar órgãos internos, causar danos à pele, além de restringir a respiração, Deith e várias outras jovens estão adotando o agressivo método para modelar o corpo. "É tão apertado que na hora das refeições escolares acabo só comendo folhas de salada, porque a comida simplesmente não desce", conta a adolescente. "Mas eu não me preocupo. Tudo o que importa são os resultados e eu acredito que eles já são visíveis. Se eu começar a moldar meu corpo agora, ele vai ficar realmente bom quando eu ficar mais velha", finaliza.

Deith ainda conta que nas aulas de educação física utiliza o arcaico acessório por baixo do uniforme, pois acredita que isso vai fazê-la suar mais e acelerar a perda de peso.

Francesca, 43 anos, mãe de Deith , descobriu a prática da filha somente quando o segundo corset da adolescente chegou via correio. Ela ficou horrorizada. "Expliquei a ela sobre o risco à saúde e do porque ela não deveria usar isso, mas ela simplesmente não quer me ouvir. Ela só pesa nos resultados. O triste é ver uma menina tão jovem, tão infeliz com seu próprio corpo", conta a dona de casa.

Na verdade, Deith diz que a tendência está se espalhando como fogo entre suas colegas de classe, e que, além dela, pelo menos outras cinco garotas vão com o acessório para a escola.

Sempre controversa, Kim Kardashian, musa da adolescente, postou recentemente em seu Instagram fotos de si mesma usando espartilhos. Com proporções cada vez mais caricatas, seu corpo já foi motivo de piadas na internet.

corset (2)

Créditos: corset (2)

 

corset (3)

Créditos: corset (3)

 

Leia a matéria na íntegra em inglês no Daily Mail.