Personagem de ‘Malhação’ lacra ao dar aula contra machismo

Lica lacra em “Malhação” ao mostrar de forma bem clara como funciona o machismo

A novela “Malhação: Viva a Diferença” mostrou no capítulo desta terça-feira, 20, uma de suas personagens dar uma “aula” contra machismo para deixar claro como o preconceito afeta a vida das mulheres.

A personagem Lia, vivida pela atriz Manoela Aliperti invade uma aula de Biologia da escola após ser hostilizada pelos colegas por ter beijado muito em uma festa temática exibida em um episódio da semana passada.

Na cena, Lica entra na sala de aula e interrompe o professor depois de ver um vídeo compartilhado pelos colegas comparando a estudante a uma galinha por causa da pegação na festa. Revoltada, ela vai até a lousa e desenha um homem e uma mulher para explicar o pensamento machista.

“Esse aqui é o Chico. Chico foi para a balada e beijou cinco Luluzinhas. Todos acham que ele é um cara legal, popular, bacana. Então vamos dar parabéns para o Chico. Por favor, uma salva de palmas para o Chico!”, diz a personagem.

“Esta Luluzinha pegou este cara legal e mais quatro Chicos. Alguém vai dar parabéns para a Luluzinha? Não? Por quê? Por que os homens podem fazer algumas coisas e as mulheres não? Isso não é machismo?”, questiona.

A cena continua e a personagem é interrompida pelo professsor, que diz: “Gente, do ponto de vista da Biologia, homens e mulheres são diferentes. Claro, nada que justifique esse tipo de comportamento. Isso é uma questão social, cultural, um pouco atrasada, eu sei, mas enfim, é isso”.

Lica continua querendo quebrar paradigmas e mostrar com clareza o preconceito machista. “E o senhor não acha que nós devemos mudar esse tipo de comportamento, professor? Que as mulheres devem ter os mesmos direitos que os homens?”, pergunta.

A personagem termina a “aula” dizendo que quer ter o direito de pegar quem quiser sem ser chamada de galinha. Lacrou!

Confira a repercussão da “aula” nas redes sociais:

  • Leia mais: