Prefeito de Londres proíbe anúncios que promovem uma autoimagem negativa
Sadiq Khan, atual prefeito de Londres, instruiu a rede de transportes da capital britânica a não facilitar anúncios cujas mensagens possam rebaixar e humilhar pessoas. “Como pai de duas adolescentes, eu fico extremamente preocupado com esse tipo de propaganda, que pode degradar pessoas – especialmente mulheres – e fazê-las terem vergonha de seus corpos. Já é mais do que hora de eles terminarem”, ele disse em declaração.
Khan tomou posse como prefeito em maio deste ano, pouco mais de um ano após uma grande polêmica envolvendo um anúncio da Protein World acontecer no Reino Unido. A marca tinha colocado um outdoor nos túneis de metrô londrinos anunciando suplementos para perda de peso acompanhado da foto de uma modelo magra e os dizeres: “seu corpo está pronto para a praia?”. A ação publicitária rendeu muitos protestos nas redes sociais, e muitos dos cartazes foram estragados por cidadãos. Houve até uma petição online para que eles fossem removidos, reunindo mais de 70 mil assinaturas.
“Ninguém deve ser pressionado, enquanto está no metrô ou no ônibus, por expectativas irreais sobre os seus corpos. Quero mandar uma mensagem clara sobre isso à indústria publicitária”, afirmou Sadiq Khan. O site AJ+ fez um vídeo perguntando aos seus seguidores o que eles acharam da medida do prefeito, e nos comentários, as opiniões estão bem divididas entre quem acha que essas propagandas como a da Protein World de fato degradam pessoas e quem não vê nada de mau nelas.
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
O vídeo do AJ+ não tem legendas em português, mas você pode assistir a ele abaixo: