7ª Arte do protesto: 15 1/2 filmes políticos que merecem destaque

Em “Batismo de Sangue” O ator Daniel Oliveira interpreta Frei Betto, cristão e ativista torturado durante a ditadura militar no Brasil.

Assim como na literatura, as causas políticas ganham espaço e relevância nas telas do cinema. Produções nacionais e internacionais reconstituem contextos históricos, ideologias, culturas e conflitos que direta ou indiretamente mudaram o rumo de muitas nações.

O Catraca Livre destacou alguns trabalhos que contêm narrativas importantes para o aumento da consciência política. Veja abaixo:

1. “A Revolução dos Bichos”
Adaptação do livro de George Orwell, o filme retrata a insurreição de um grupo de animais contra seu dono cruel. A revolução, porém, desencadeia um sistema de tirania mais forte que a dos humanos. A obra é uma sátira à Revolução Russa (1917).

2. “Che”
Dirigido por Steven Soderbergh, esta é uma cinebiografia do revolucionário argentino Che Guevara, que atuou a favor do povo e ao lado de Fidel Castro na revolução cubana para derrubar o ditador Fulgênico Batista.

3. “Roma, Cidade Aberta
Filmado em locações reais e atores amadores, o longa retrata o período entre 1943 e 1944, na cidade de Roma, em que comunistas e católicos contra os alemães e as tropas fascistas.

4. “Milk – A Voz da Igualdade”
Baseado na história real de Harvey Milk, primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos EUA, o filme retrata o ativismo político na década de 1970, por parte da população em São Francisco, em busca de direitos iguais aos cidadãos, sem discriminação sem sexual.

5. “No”
Indicado ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro, o longa retrata os bastidores do marketing político durante o plebiscito de 1988 no qual a população do Chile rejeitou permanecer sob o regime comandado por Pinochet.

6. “A Queda – As Últimas Horas de Hitler”
O filme retrata os últimos dez dias de vida de Adolf Hitler durante a 2ª Guerra Mundial – confinado em quarto de segurança máxima. O longa é baseado nos escritos da secretária do líder nazista, Traudl Junge.

7. “Xingu” 
Baseado na história real de Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas, o filme retrata o envolvimento de três irmãos que trocaram o conforto da vida na cidade pelo comprometimento com os povos indígenas, incluindo a conquista do Parque Nacional do Xingu.

8. “Babel”
Quatro histórias se desenrolam em três continentes, todas desencadeadas por um mesmo incidente. Com este pano de fundo, o filme explora as relações de um mundo contemporâneo globalizado, em aspectos como cultura, política, economia, comunicação e religião.

9. Capitalismo: Uma História de Amor
O filme faz uma crítica pontual ao sistema capitalista responsável por gerar desigualdade social nos Estados Unidos. Enquanto o pequeno grupo seleto da elite se beneficia dos lucros, a população estadunidense sofre com o enfraquecimento do ideal de liberdade.

10. A onda
O professor Rainer Wenger é selecionado para dar aulas de autocracia a um grupo de jovens estudantes alemães. Mesmo sendo contra tal ideologia, propõe aos alunos que seja simulado um sistema fascista durante o curso. Batizado de “A Onda”, os alunos começam a perder o controle sobre suas próprias ações.

11. Z
O filme retrata o caso em torno do assassinato do político liberal grego Lambrakis e a rede de corrupção policial que se formou para tentar inibir as investigações sobre o caso.

12. Edukators
Três jovens que se autodenominam “Os Educadores” invadem mansões e trocam os móveis de lugar como forma de protesto – revelando a vulnerabilidade de tais moradias, sempre repletas de mecanismos de segurança. Em uma das invasões, o dono da propriedade surpreende os jovens e é sequestrado pelo grupo.

13. Batismo de Sangue
Durante a ditadura militar brasileira, um convento de frades se torna ponto de resistência para aqueles que lutavam por liberdade. Contudo, o grupo de cristãos é capturado pela polícia e submetido à torturas físicas e psicológicas.

14. Nós que aqui estamos por vós esperamos
Relatos reais e ficcionais de personagens anônimos retratam os muitos momentos históricos do século XX.

15. Germinal
O filme retrata a dura realidade dos operários que trabalhavam nas minas de carvão da cidade de Monstou, na França. Em determinado ponto, estes “escravos do sistema” decidem lutar contra seus opressores e se transformam numa frente anarquista e solidária.

 15 1/2 Surplus
Documentário que explora a essência consumista e destrutiva do seu humano. Nele, há espaço para refletir sobre o enfraquecimento das relações humanas e o controle direto – e indireto – dos governos sobre suas respectivas nações.

Assista aos trailers:

Por Redação