8 dicas para quem vai fazer uma tatuagem
Seja sua primeira ou décima, vale conferir essas dicas importantes para quem pretende fazer uma tatuagem
Fazer uma tatuagem é uma decisão realmente importante, principalmente se for a sua primeira, uma vez que elas ficarão com você para o resto da vida. Portanto, é preciso ter certeza do que está fazendo para não se arrepender.
Decidimos dar uma ajudinha, listando algumas dicas importantes para quem pensa em fazer uma tatuagem. Embora seja mais direcionado a quem vai entrar na agulha pela primeira vez, serve muito bem para os veteranos.
1. Faça uma pesquisa quando for escolher o desenho e o artista
Primeiro de tudo, não tenha pressa. Tenha absoluta certeza de que o desenho que você quer colocar no corpo será agradável para o resto da sua vida. Você não tem um prazo para fazer uma tatuagem. Se não estiver certo, pense mais um pouco e leve o tempo que for necessário para se decidir.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Na hora de escolher um tatuador, leve em consideração que geralmente o artista tem um estilo no qual se especializa, portanto, não é aconselhável pedir para fazer uma tatuagem fotorrealista para alguém especialista em old school. Se tiver dúvidas quanto a isso, marque uma conversa com o tatuador para esclarecer tudo.
2. Pense bastante na parte do corpo que será tatuada
Dois fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher a parte do corpo que você terá a tatuagem. Primeiro, o quão visível vai estar a tattoo? Hoje, apesar da sociedade aceitar muito mais esse tipo de arte, ainda existe um enorme preconceito envolvido. Tenha em mente que dependendo do local escolhido para ter uma tatuagem, algumas portas podem se fechar para você profissionalmente ou dificultar bastante a sua vida. Segundo, existe a questão anatômica. Alguns desenhos ficam melhores em certas partes do corpo, enquanto outros não acompanham muito bem determinadas áreas. A melhor pessoa para lhe orientar nessa questão é o seu tatuador.
3. Esteja alimentado e hidratado no dia da tatuagem
Se alimente apropriadamente antes de ir fazer a tatuagem e não se esqueça de estar hidratado; tenha certeza de beber bastante água no dia (e se possível no dia anterior). Isso vai aliviar um pouco a dor e facilitar o processo da tinta na pele. Não tome bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de droga, antes ou durante a sessão.
4. Não leve sua galera para o estúdio
Levar um amigo para segurar sua mão é completamente aceitável. Mais do que isso é constrangedor e mal-educado. De qualquer forma, tenha certeza de perguntar antes se é possível levar um acompanhante, lembrando também que, na maioria dos estúdios a presença de crianças não é permitida.
5. Tenha uma boa foto de referência
Tenha em mãos uma boa foto de referência (ou algumas) do que você quer tatuado, de preferência em alta qualidade. Alguns artistas vão pegar essa referência antes e preparar seu desenho, outros serão feitos na hora. Portanto, o máximo que você puder passar de referências, melhor. E o mais importante: nunca, jamais peça para o tatuador copiar um desenho de outra pessoa.
6. Verifique o stencil, posicionamento no corpo e ortografia
Quando ver o desenho pronto, verifique cada detalhe e tire todas as suas dúvidas com o tatuador. Se não estiver certo de algo, questione. Após aplicado o stencil, veja se a posição está boa no corpo. É melhor perder alguns minutos refazendo do que ficar com uma tatuagem mal posicionada para sempre. Se tiver frases envolvidas no desenho, verifique corretamente a ortografia. Você não vai ferir os sentimentos de ninguém se algo estiver errado.
7. Esteja preparado para sentir dor
Sim, tatuagem dói! Por mais óbvio que pareça, algumas pessoas não sabem disso. Essa dor é variável de pessoa para pessoa, além de depender da parte do corpo. Como regra geral, costelas, pés, mãos, cabeça e espinha são os locais de dor mais intensa. Quando estiver fazendo a tatuagem não tenha vergonha de pedir uma pausa se estiver sentindo muita dor. Ninguém quer um cliente desmaiado.
8. Cuide da sua tatuagem depois de sair do estúdio
O passo mais importante para a vida longa da sua tatuagem são os cuidados posteriores. Diferentes tatuadores darão dicas mais específicas, mas como regra geral, é necessário evitar sol e banhos de mergulho durante as duas ou três primeiras semanas. Mantenha a tattoo sempre hidratada e limpa durante a cicatrização.
Para mais dicas, leia a matéria na íntegra no Afronte.