Os arquivos de Pedro Almodóvar

Por: Catraca Livre

A editora Taschen lança homenagem ao homem de La Mancha, Pedro Almodóvar. “The Pedro Almodóvar Archives” traz cerca de 600 imagens, incluindo algumas nunca antes publicadas. O livro inclui também fotografias de seu mais recente filme “A Pele em que Habito” (2011).

A publicação traz também uma tira do longa “Volver” (2006), tirada do arquivo do realizador. Um dos editores do livro foi Bárbara Peiró, com quem Almodóvar trabalhou durante 11 anos, em trabalhos como a adaptação para o teatro de “Tudo Sobre Minha Mãe”, além da montagem para a Broadway de “Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos”.

Considerado um dos cineastas de maior sucesso da Espanha depois de Luis Buñuel, Almodóvar encontrou a fama em plots que muitas vezes traziam pequenas tragédias como a história de freiras, donas de casas, prostitutas, travestis, entre outros.

Ele é um diretor autodidata e seu trabalho emerge de influências como Douglas Sirk, Frank Tashlin, John Waters e Andy Warhol. Seus filmes emprestam-se deliberadamente de inversões de tradicionais gêneros do cinema clássico americano como o film noir, o melodrama e a chamada “screwball comedy”.