Aplicativo ajuda crianças com câncer a entenderem o tratamento

Todos os anos 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer no Brasil. Apesar de 70% deles serem curados ao receberem diagnóstico precoce e tratamento adequado, passar por um câncer nesta idade pode ser uma experiência bastante traumática.

Para que as crianças lidem da melhor maneira possível com esta situação o estúdio de games Mukutu em parceria com o Instituto Beaba criou o jogo de celular AlphaBeatCancer para explicar a crianças, cuidadores e familiares como o câncer atua no organismo e quais são as formas de tratá-lo.

O ambiente oncológico é um mundo cheio de descobertas e novas experiências.

No aplicativo, voltado para crianças de seis a oito anos a criança é um ursinho que entra no hospital e envereda pelas várias etapas da doença através de jogos e tarefas educativas: diagnóstico, exames, quimioterapia, radioterapia, consulta com psicólogos, médicos e nutricionistas. De forma direta e lúdica, os pequenos jogam, matam células malignas, colorem o acesso venoso, e carregam o suporte da quimioterapia.

O AlphaBeatCancer foi selecionado este ano pelo movimento Games for Change, em Nova York, é gratuito e está disponível para iOS e Android.