Mãe de menina com deficiência idealiza projeto de inclusão em parquinhos
Por Bruna Komarchesqui
A secretária executiva Shirley Ordonio criou o projeto “Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA)” que tenta colocar em prática em parques de Curitiba. Ela explica que estava cansada de levar os três filhos a parquinhos e ver sua filha Letícia, de 4 anos, apenas observar os irmãos se divertindo.
Em 2013 ela aproveitou um balanço antigo, cercado de madeira dos quatro lados, para fazer uma experiência. “Coloquei as almofadas da cadeira de rodas e sentei a Letícia. Ela se divertiu um monte. Foi a gargalhada mais linda que já ouvi no mundo!
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
O projeto já foi apresentado à secretária municipal da pessoa com deficiência de Curitiba, Mirella Prosdócimo, em duas reuniões.
Shirley explica que não é necessário muito investimento para adaptar um parque infantil. “Não encontrei nenhum parque público que tenha adaptações, só algumas iniciativas dentro de instituições. Em Joinville tem um, mas é em uma praça fechada.” Foi daí que surgiu a ideia de levar a acessibilidade para os equipamentos públicos, no modelo das academias ao ar livre.