Rede de balanço traz bem estar para bebês; inspire-se nas imagens para ter uma em casa
“A vida era tão rica no útero. Rica em sons e barulhos. Mas a maior parte era movimento. Movimento contínuo. Quando a mãe senta, levanta, caminha e vira o corpo – movimento, movimento, movimento.” (Frederick Leboyer, médico francês)
Movimento rítmico e balanço são formas poderosas de acalmar bebês, crianças (e adultos!). Isso porque o balanço imita o movimento que os pequenos estavam expostos o tempo todo no útero materno.
Quando aplicados corretamente, as técnicas que imitam os sons e as sensações do útero tem um efeito tão poderoso que podem relaxar um bebê no meio de uma crise de choro, por exemplo. Um dos métodos de relaxamento consiste em colocá-los para dormir aconchegados numa rede.
Algumas maternidades no Brasil, como maternidade do Hospital Universitário de Marília (SP), substituiram os colchões convencionais por redes nas incubadoras e a mudança fez toda a diferença no bem-estar dos bebês que nascem prematuros. A ideia é exatamente essa: reproduzir a posição do bebê no útero da mãe.
- Verão é época perfeita para ver as estrelas no Chile
- 10 perguntas que podem indicar se alguém tem traços de autismo
- Colesterol alto: existe uma forma de reconhecer esta grave condição por sinais nos pés
- Demência: estes hábitos são responsáveis por 40% dos casos da doença
Fazendo sua própria rede
Uma boa alternativa para colocar a criança para dormir ou descansar confortavelmente é fazer uma “rede” sob uma mesa. Essa é uma ótima ideia para quem trabalha em casa, para quem precisa levar o bebê para o trabalho, para quem vai jantar na casa de amigos ou até para quem quer manter o pequeno por perto enquanto cozinha ou arrma a casa.
Tudo o que você precisa é de um enorme tecido – ou lençol – e uma mesa. Amarre-o ao redor, dando um nó com bastante força. Existe um modelo de sling, o wrap sling que também pode se transformar numa rede. Veja neste vídeo o passo a passo de como fazer uma rede para berço.
Atenção! Fique muito atento à segurança. Todo cuidado é pouco nessas horas.
Inspire-se nas imagens
Com informações de Soluções para noites sem choro