10 séries com personagens lésbicas em destaque
Dentre os filmes e séries de que você mais gosta, quantos são protagonizados por lésbicas? Sua resposta provavelmente é um número bem pequeno. Afinal, ainda não existem muitas opções que se encaixem nesse perfil.
Graças às manifestações do público, no entanto, as produtoras vêm percebendo a importância da representatividade. Ainda que vagarosamente, ou com tropeços no meio do caminho.
29 de agosto é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Por isso, listamos algumas séries com personagens lésbicas – especialmente como protagonistas:
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
“Orange Is the New Black”
A produção da Netflix ambientada em uma prisão feminina americana mostra vários romances entre mulheres. Sempre com pitadas de comédia e de drama. (Disponível na Netflix)
“The L Word”
A referência está no próprio nome: “The L Word” significa “A palavra com L”. O programa retrata um grupo de lésbicas e seus amigos, família e namoradas na Califórnia, Estados Unidos.
“Pretty Little Liars”
O sucesso de drama adolescente também inclui uma personagem lésbica entre as quatro protagonistas. Emily Fields aos poucos descobre que gosta de meninas, e tem de enfrentar a homofobia na sua família. (Disponível na Netflix)
“Juana Inês”
A poetisa e dramaturga Juana Inês foi uma mulher desafiadora durante o México colonial. Além de mostrar a relação amorosa da mexicana com a vice-rainha Maria Luísa, a série biográfica também inclui temas feministas. (Disponível na Netflix)
“Orphan Black”
E se você descobrisse que tem vários clones com vidas completamente diferentes da sua? Com essa proposta instigante, “Orphan Black” discute as implicações morais e éticas da clonagem humana. Uma das várias personagens que a atriz principal, Tatiana Maslany, interpreta na produção é Cosima, uma cientista que se envolve em um relacionamento com Delphine (Évelyne Brochu). (Disponível na Netflix)
“The Fosters”
A família Foster é composta por Stef e Lena, uma policial e uma vice-diretora de escola, e seus cinco filhos. A série iniciada em 2013 ainda está no ar e trata de dramas familiares. (Disponível na Netflix)
“Glee”
Em uma mistura de drama, comédia e música, Glee mostra o desenvolvimento da personagem Santana Lopez, que descobre sua sexualidade por meio de seus sentimentos por sua melhor amiga, Brittany Pierce.
“Between Women”
Criada pela diretora e roteirista do curta “Pushing Up Daisies”, Michelle A. Daniel, “Between Women” acompanha a vida de seis mulheres lésbicas.
“Lip Service”
Como “Between Women” e “The L Word”, a série britânica “Lip Service” é protagonizada por um grupo de amigas lésbicas que vivem em Glasgow, na Escócia.
“South of Nowhere”
O drama adolescente mostra Spencer Carlin e seus familiares se adaptando à mudança para uma nova cidade. Um dos focos do roteiro é o relacionamento da jovem com sua amiga bissexual, Ashley Davies.