5 séries atuais lotadas de representatividade
Texto escrito por Carina Caldas e publicado no Superela
O último episódio da sétima temporada de Game of Thrones me deixou órfã. Precisava de uma nova série para dar um propósito às minhas horas vagas, que por sinal andam cada vez mais raras. Sem tempo de vasculhar a Netflix, decidi voltar à HBO para ver se alguma das séries atuais chamava a minha atenção. Foi quando descobri Insecure e minha vida mudou da água para o vinho.
A série tem em sua maioria personagens negros e vai além da cota de representatividade que algumas emissoras parecem achar suficiente. Ter um ou dois personagens negros não basta, ainda mais se eles nem sequer chegam ao final da série. Além disso, em Insecure os personagens têm papéis que fogem dos estereótipos geralmente atribuídos a atores negros, como empregadas domésticas, seguranças, motoristas, etc. Em pouco mais de uma semana, terminei as duas temporadas e fiquei determinada a encontrar outras séries atuais que tenham representatividade de verdade! Eis a seguir a lista dos que eu assisti e amei:
Séries atuais com representatividade de verdade
01. Insecure
Para que as séries e filmes tenham mais representatividade, é preciso que as minorias sejam ouvidas. Insecure é a prova concreta desta afirmação. Issa Rae não é só a protagonista que leva seu nome, mas também é a criadora, diretora a produtora da série. Foda, né? A comédia mostra como a história de Issa e Molly, duas mulheres negras que tentam lidar com a carreira e os relacionamentos, pode ser difícil e, ao mesmo tempo, incrivelmente hilária.
- Centro Cultural da Penha recebe espetáculo e oficina de palhaçaria com a Cia Asfalto de Poesia
- 43 filmes e séries chegam na Netflix em junho; confira!
- Mais de 20 filmes e séries entram em maio na Netflix; veja a lista
- Cia Asfalto de Poesia celebra a memória da circo com o espetáculo “Pequeno Circo das Atrapalhadas”
Apesar de não parecer uma sinopse inovadora, é interessante observar como as comédias românticas que estamos cansadas de assistir podem ser repaginadas quando vistas sob uma ótica não branca. Em vez de curtir a night com as amigas ouvindo o pop do momento, Issa vai para festas no estilo underground dissecar o novo álbum do Kendrick Lamar. Aliás, ela costuma lidar com suas crises de ansiedade criando free styles de rap escondida no banheiro do seu apartamento.
02. Dynasty
https://www.youtube.com/watch?v=npPxuFCsGJ0
Veja mais séries aqui: 5 séries atuais lotadas de representatividade.