Cinco filmes protagonizados por negros para assistir em 2017

Em 2016, a maior cerimônia de premiação cinematográfica, o Oscar, foi questionada sobre a ausência de atores e diretores negros indicados ao prêmio. Em números, isso significa que: de 1929 até agora, apenas 66 atores foram apontados como merecedores da indicação e 16 foram premiados.

Para você não perder a oportunidade de quem pode pintar na tela, ou levar as estatuetas,  nós separamos alguns filmes que tratam de temáticas  da cultura negra ou tem protagonistas na produção.

Moonlight

Jovem, negro e gay, Barry (Trevante Rhodes), constrói uma narrativa própria. O filme e conta como o personagem tenta enfrentar um conflito semelhante aos de muitos jovens negros: identidade e sexualidade. Além disso, a criminalidade em Miami e o mundo das drogas também cercam o roteiro do longa, que demorou 8 anos para ser gravado de forma independente. Já existem 6 indicações ao Globo de Ouro 2017 sobre a história.

Hidden Figures (Estrelas Além do Tempo)

Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe estrelam o aguardado “Hidden Figures”. O longa é uma adaptação do livro “ Figuras Ocultas – A história das mulheres afro-americanas que ajudaram a ganhar a corrida espacial”, de Margot Lee Shetterly. A sinopse relata a vida de uma matemática que, junto com suas amigas, foram o cérebro por trás de uma das maiores operações dos EUA, o lançamento do astronauta John Glenn em órbita e seu retorno em segurança.

Fences

Alguns críticos já disseram que o filme tem cheiro de Oscar. Denzel Washington e Viola Davis interpretaram os mesmos papéis na Broadway e foram premiados pelo Tony Awards em 2010.  A produção conta a história de uma família que vive em meio a segregação racial nos EUA e a relação de Troy (Denzel) com o filho. O próprio ator dirigiu o longa.

https://www.youtube.com/watch?v=x9FiddWYA9I

A United Kingdom

O romance proibido acontece em Botswana, quando o primeiro presidente do país se casa com uma mulher branca e é exilado de sua terra, época em que a relação interracial ainda era ilegal. Durante o longa, o casal ainda lida com as consequências do Apartheid.

A Torre Negra

Idris Elba é um pistoleiro que percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, prédio mágico que está prestes a desaparecer e ainda precisa proteger um jovem. A adaptação vem da obra do famoso Stephen King. Uma mistura de terror e fantasia com muitos efeitos especiais.

Idris Elba como o pistoleiro de “Torre Negra”

A maioria das produções estreiam até setembro de 2017, no Brasil, a data varia de acordo com cada produção. O primeiro da lista para surgir nas telas brasileiras é Estrelas Além do Tempo, em fevereiro.