Yoko Ono pode ganhar crédito por maior sucesso de John Lennon

O machismo do artista com a sua parceira pode ser reparado em parte depois de 46 anos

Por: Jonas Carvalho
Yoko Ono e John Lennon

Um dos maiores hits de todos os tempos pode ganhar mais um nome nos créditos, o que seria uma forma de reparar o machismo que impediu a correta atribuição à música.

Depois de 46 anos, a música “Imagine”, de John Lennon, pode receber o nome de Yoko Ono como uma das autoras deste verdadeiro hino lançado em 1971.

Isso graças a uma gravação em que Lennon revelou que, por causa de seu machismo, omitiu a grande contribuição de Yoko, que foi além da inspiração para a letra.

Em um trecho, ele diz: “(Imagine) deve ser creditada como uma música de Lennon-Ono porque muito disso — a letra e a letra-conceito — veio de Yoko. Mas naqueles dias eu era um pouco mais egoísta, um pouco mais machista, e eu meio que omiti a sua contribuição”.

“Se fosse um homem, talvez eu não tivesse dúvidas. Mas quando fizemos Imagine, coloquei apenas ‘Lennon’ porque, você sabe, ela é a esposa e você não coloca seu nome, certo?”, complementou.

Um processo em uma entidade norte-americana que agrupa editoras de música analisa o caso e a consequente correção dos créditos, inserindo o da artista plástica entre os autores.

  •  Leia mais: