A cada dez minutos uma criança foi vítima de violência no Brasil em 2014
A cada dez minutos uma criança foi vítima da violência no Brasil em 2014. O dado faz parte de um levantamento das denúncias de maus tratos contra crianças e adolescentes, divulgado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal.
Abandono e falta de cuidados básicos, como falta de alimentação e higiene, estão em sete de cada dez denuncias. “Minha mãe sumia, uns dois dias, aí ela voltava… Eu sei fazer comida, eu sei fazer tudo. Aí a gente parou de ir pra escola. Eu repeti quatro anos, mas eu acho que fiquei uns três anos sem ir pra escola”, relata uma dessas crianças.
O relatório mostra que a grande maioria das vítimas (55,73%) tem menos de 11 anos e que as meninas (47%) são mais agredidas do que os meninos (38%). A violência mais comum é a negligência (37%), seguida de violência psicológica (45%), física (21%), sexual (13%) e outras (4%). Em 37,18% dos casos, o agressor é a mãe e em 17,64%, o pai.
- Bolsa Família para NIS de final 2 já está disponível no aplicativo
- Gabriela Prioli conta que sofreu abuso aos 7 anos
- Sérgio Hondjakoff passará pelo menos um ano de desintoxicação
- O que se sabe sobre o barbeiro que agredia gays e grava ataques no Rio
Para o promotor do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, o Disque 100 é importante, mas o sistema ainda é falho porque não monitora nem acompanha os casos encaminhados para verificações e apurações. “
O levantamento do ano passado também mostrou que em números absolutos houve mais denúncias em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia e em Minas Gerais.
O Disque 100 é um serviço mantido pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. Ele funciona 24 horas, todos os dias da semana e o anonimato é garantido.