Brasil cumpre meta de redução da mortalidade infantil

Por: Mayara Penina
Brasil está acima da média mundial na redução da mortalidade infantil.

O Brasil é um dos 62 países que alcançaram a meta de redução da mortalidade infantil, estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio dos Objetivos do Milênio. É o que confirma o relatório Níveis e Tendências da Mortalidade Infantil 2015, divulgada nesta quarta-feira (9), por Unicef, Organização Mundial de Saúde (OMS), Banco Mundial e o Departamento da ONU para Questões Econômicas e Sociais (Undesa).

No Brasil, os números ultrapassaram a meta. Em 1990, o país tinha uma taxa de 60,8 mortes por mil nascidos vivos. Em 2015, o número caiu para 16,4, uma redução de 73%, ou seja, 7% acima do esperado pela ONU em todo o mundo. Esta não foi a primeira vez que o país alcançou a meta internacional de diminuição. Em 2012, isso também aconteceu.

De acordo com o artigo ‘Níveis e tendências globais, regionais e nacionais em menores de 5 anos – mortalidade entre 1990 e 2015, com base em cenários e projeções para 2030: uma análise sistemática pelo Grupo Interagências das Nações Unidas para Estimativas sobre Mortalidade Infantil’, o progresso da condição de saúde das crianças no Brasil, se deve, principalmente, ao conjunto de políticas públicas aplicadas no país.

Além do Bolsa Família, foram citados como elementos que contribuíram para o resultado positivo a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na atenção primária de saúde, a melhoria no atendimento materno e ao recém-nascido e esforços para prestar assistência à saúde no nível comunitário.