Como você, educador, trabalha o tema consumo e infância?

Por: Mayara Penina

A Rede Brasileira Infância e Consumo, Rebrinc, quer reunir experiências pedagógicas que inspirem outras pessoas a discutir o consumismo infantil na sala de aula e fora dela. A escola é um local fundamental para a discussão dos valores, dos comportamentos e dos nossos estilos de vida. No ambiente escolar podemos multiplicar informações e práticas que contribuam para um mundo mais sustentável, ético e solidário, com total respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Para participar basta enviar seu relato de atividade com grupos de crianças e adolescentes. Pode ser na educação formal ou em atividades em outros ambientes de aprendizagem. A Rebrinc quer ajudar os educadores a encarar o desafio de promover mudanças efetivas na nossa sociedade. E mudar rima com educar, com pensar, com questionar, com criar, com experimentar…

Conte sobre suas aulas de geografia, português, matemática, ciências, artes, educação física… Mande fotos que ilustrem sua atividades. Reúna redações, desenhos e outros materiais produzidos pelos seus alunos. Vamos mostrar que  tem muita gente agindo para despertar nas pessoas a importância de cuidarmos da infância de forma integral, repensando tudo aquilo que a criança consome. Não importa se o projeto é sobre alimentos industrializados, sobre feiras de trocas, sobre combate ao sedentarismo, sobre leitura crítica da mídia, sobre combate à adultização… Importa é que é possível trabalhar juntos pela proteção da infância.

Escreva para contato@rebrinc.com.br e conte sobre seus projetos sobre infância e consumo.