Crianças criam propostas para fazer de São Paulo um lugar melhor; confira

Por: Camila Hungria

“Precisa ter espaço para brincar em lugares onde não há ruas e pessoas que andem de carro. Também precisava de quadras para os meninos brincarem de bola”, disse Gustavo, 11 anos, morador da Cohab Taipas, bairro da zona norte de São Paulo.

Assim como ele, mais de 300 crianças de  6 a 18 anos foram consultadas sobre seus desejos para tornar a cidade um lugar melhor para se viver.

Ideias como “canto de saúde” e um sistema de compartilhamento de bicicletas gratuito também foram sugeridas pelas crianças. “Tudo é público, tudo é simples, nada de gastar muito dinheiro”, explica Bruno, 10 anos.

As oficinas foram realizadas pelo Jaê, um projeto que trabalha com os desejos e percepções das crianças sobre a cidade. Além das oficinas, também foram feitas audições em praças com wi-fi livre em encontros para compartilhar e discutir aquilo que foi produzido nos telecentros.

O projeto Jaê foi criado pelo Cala a Boca Já Morreu e selecionado pelo edital Redes e Ruas da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a de Direitos Humanos e Serviços. Desde 1995 a associação sem fins lucrativos busca criar oportunidades para democratizar o acesso aos meios de produção de comunicação. Além de ouvir como os desejos dos jovens para a cidade, eles também ouviram críticas aos equipamentos municipais.

Com informações do site Outra Cidade