Em São Paulo, lei obriga parques a instalar briquedos para crianças com deficiência

Brinquedos adaptados em parques

Uma lei sancionada pelo prefeito Fernando Haddad este mês obriga que nas áreas de lazer infantis, em locais públicos e privados, brinquedos adaptados para crianças com deficiência sejam instalados.

Em entrevista à Rádio Jovem Pam, a deputada Mara Gabrilli, do PSDB, que atua na área de defesa dos direitos das pessoas com deficiência comemorou a notícia: “Isso se chama Parque feito com Desenho Universal, onde todas as pessoas, independente das suas características, possam frequentar e executar atividades. Temos alguns parques em São Paulo que já tem esse tipo de brinquedo, mas se você vai em parques nos Estados Unidos e na Europa, tem parques abertos, praças públicas, canteiros onde tem equipamentos para idosos, cadeirantes, pessoas restrição de força, todo tipo de equipamento aberto. Já me deparei com avenidas que tem canteiros centrais muito largos que são transformados em parques horizontais com brinquedo e equipamentos de exercícios para todos os tipos de pessoas. É uma atitude de desenho universal, de você conceber uma cidade que entende a diversidade humana, e isso deve acontecer em toda as atividades, no trabalho, na escola, na saúde e no lazer”.

De autoria do vereador David Soares (PSC), a lei também prevê a obrigatoriedade de brinquedos adaptados em clubes particulares e centros comerciais com área de lazer.

O texto descreve que as áreas devem ser sinalizadas com o aviso “Entretenimento infantil adaptado para integração de crianças com e sem deficiência”. Além disso, a Adaptação em brinquedos deve ser feita em espaços públicos e privados.

Conheça aqui o trabalho da organização Alpapato, que desde 2014 trabalha construindo parques acessíveis em São Paulo.