Em vídeo, adultos seguem estereótipos de gênero para brincar
Você se preocupa em não reproduzir estereótipos de gênero e em oferecer uma gama ampla de opções de brincadeiras para seus filhos? Pois talvez você se surpreenda com um experimento, que mostra que grande parte das vezes, mesmo sem perceber, reproduzimos padrões nessas brincadeiras.
No experimento realizado pela emissora britânica BBC, dois bebês, Marnie e Edward, trocam de roupa. Assim, Marnie está vestida com roupas de “menino” e Edward com roupas de “menina”. Marnie também passa a ser chamada de Oliver, enquanto Edward recebe o nome de Sophie.
Depois, as crianças são deixadas com voluntários, que brincam com elas individualmente. E o resultado da brincadeira foi surpreendente: para a criança apresentada como menino, os voluntários apresentaram somente brinquedos tipos como “de menino”, como carrinhos ou robôs. Já para a criança apresentada como menina recebeu brinquedos tidos como “de menina”, como bonecas e bichinhos de pelúcia.
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
- Estes hábitos vão melhorar a sua circulação sanguínea; saiba como
- Ter algum destes 4 sintomas comuns pode indicar que você está com diabetes
Assim, os voluntários se basearam no gênero das crianças para escolher a brincadeira, compreendendo que ser menino ou ser menina agrega habilidades e interesses específicos. No fim, eles também ficaram surpresos ao descobrir que se comportaram seguindo estereótipos e disseram não ter pensado nisso.
Assista ao vídeo:
Leia mais: