Fotos comprovam que para brincar basta ser criança
‘O brincar se faz com a vida, e não com produtos comprados’, Gandhy Piorski
Em entrevista ao Catraquinha, o pesquisador da cultura de infância Gandhy Piorski falou sobre um dos direitos mais sagrados de todas as crianças: o direito ao Brincar. Segundo Gandhy, a imaginação é o que constrói a psique da criança, e, se não for estimulada na primeira infância, pode atrofiar e causar danos como adultização precoce. Esse estímulo se dá por meio da brincadeira.
A qualidade das experiências criativas que a criança terá em seus momentos de brincadeira, não está atrelada à brinquedos complexos e tecnológicos, muito pelo contrário: quanto menos prontos forem os brinquedos, e quanto mais espaço e tempo a criança tiver para criar suas próprias brincadeiras, mais rica será a sua experiência.
A seguir, confira -e inspire-se com- uma série de fotos de crianças brincando em décadas passadas. São imagens que mostram crianças sendo crianças, e brincando sem recursos tecnológicos, brinquedos industrializados ou quaisquer outros recursos além de sua imaginação, amigos, tempo e espaço:
- Aplicativo de triagem ajuda a detectar autismo em crianças
- Cia Bambuzal promove encontros lúdicos e poéticos para crianças e famílias no Espaço de Brincar do Sesc São Caetano
- Outubro no Sesc Santo André: atividades para todas as idades divertem o mês das crianças
- Diversão garantida: confira as novidades para o Dia das Crianças no Golden Square
Com informações de Bored Panda