Pesquisa indica que 64% dos paulistanos são favor da abertura de ruas para lazer
A 9ª Pesquisa sobre Mobilidade Urbana realizada pelo Ibope revelou que 64% dos moradores da cidade de São Paulo são favoráveis à utilização exclusiva de ruas e avenidas para lazer e circulação de pedestres e ciclistas aos domingos. Já os contrários à medida representam 33%.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Foram entrevistados 700 moradores da capital, acima de 16 anos, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro de 2015.
A Prefeitura de São Paulo criou o programa “Rua Aberta” com o objetivo de abrir para pedestres e ciclistas ruas e avenidas de grande relevância no perímetro de 1 a 3 quilômetros, aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Com o impedimento do trânsito de veículos motorizados, a intenção é que as vias recebam atividades artísticas, esportivas, gastronômicas e culturais gratuitas.
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- Chuva em SP: 10 rolês baratos para esquecer o tempo lá fora
- Bairro da Liberdade tem ruas abertas todo domingo!
- Catraca Livre indica passeios para curtir os domingos em SP
Consulte no portal da Prefeitura um calendário de audiências públicas para debater com a comunidade a possibilidade de abertura de uma via em pelo menos cada uma das 32 subprefeituras.
Ruas de Lazer
Outra ação neste sentido é programa Ruas de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) fecha aos domingos e feriados cerca de mil ruas para a diversão da população.
O programa Prioridade Absoluta, iniciativa do Instituto Alana disponibiliza um guia com instruções de como transformar vias comuns em Ruas de Lazer.
O interessado em transformar sua rua em uma Rua de Lazer deve procurar a Subprefeitura de sua região. Uma das exigências é um abaixo assinado, com 2/3 (dois terços) dos moradores favoráveis (1 assinatura por residência), e um conselho que ficará responsável pela coordenação e a realização do croqui, um mapa detalhado da região, mostrando qual rua será fechada para a realização.