Por que o príncipe William se agacha para falar com o filho?
A família real está sempre sendo observada pela imprensa, que atenta aos mínimos detalhes, não deixa passar nenhum acontecimento. Uma das curiosidades que estão sendo comentadas na internet é o fato do príncipe William sempre ficar de cócoras ao falar com seu filho George. Ele até quebrou protocolos em cerimônias: recentemente, em um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, vê-se como a avó dele, a rainha Elizabeth II, lhe recrimina por ter abaixado: “Stand up, William” (Fique de pé, William), disse-lhe.
O comportamento do príncipe trata-se de uma técnica chamada escuta ativa, um jeito de tratar as crianças para que se sintam realmente ouvidas. A pedagoga Leticia Garcés Larrea disse em entrevista ao El Pais que é “uma forma de comunicação entre os membros da família que vai permitir desenvolver a empatia e ao mesmo tempo proteger os vínculos afetivos”.
Para demonstrar à crianças que realmente estamos lhes dando atenção, a melhor maneira é manter o contato visual. O que os especialistas destacam escutar é também saber o que a criança sente, não só o que diz. Para a psicóloga e psicoterapeuta Isabel Fuster, mais que uma técnica é uma postura diante da vida, uma forma de escutar as pessoas, de nos colocarmos em seu lugar.
- Férias: 6 brincadeiras inteligentes para pais e filhos
- Mãe de Nego do Borel é indiciada por agressão à enteada
- Clara Haddad faz contação de história única em São Paulo
- Advogados criam rede de apoio para representar participantes do Enem