Programa “Ruas de Lazer” é reformulado para incentivar ocupação do espaço público
O programa “Ruas de Lazer”, que permite o fechamento de vias da cidade aos domingos e feriados será reformulado pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo da mudança é buscar maior adesão dos moradores das ruas beneficiadas, além de diminuir os impactos negativos na rotina dos cidadãos que não participam das atividades.
A alteração acontece após um levantamento da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação apontar que as atividades sequer ocorriam em 70% das 1.058 ruas cadastradas. A pesquisa, iniciada em abril, mostrou que algumas ruas eram fechadas para serem ocupadas por mesas de bares, para retirar o fluxo de carros ou até preservar sono de moradores.
“A intenção da mudança no programa é voltar ao conceito original de ampliar os espaços de lazer para os cidadãos e em especial, para a crianças, já que muitos não moram perto de um parque e não tem a oportunidade de brincar na rua com segurança. O conceito foi deturpado”, disse o coordenador de Gestão das Políticas e Programas de Esporte e Lazer, Walid Shuqair.
- Conheça o patrimônio histórico no ABC Paulista
- Confira as melhores ruas para fazer compras em São Paulo
- Prefeito do Rio quer Exército nas ruas para diminuir circulação de idosos
- Bixiga de Adoniran Barbosa tem passeios para todos os gostos
Confira quais são as mudanças
-Aumento da exigência de adesão dos moradores para que a via seja fechada, como forma de diminuir as reações contrárias. Agora é necessária a adesão de 80%.
-O horário de início passa de 9h para as 10h e se encerra 16h. A medida evita uma das queixas mais comuns dos moradores que não participam, que é o incomodo com barulho no início da manhã.
-Agora, além do cadastro inicial, os interessados terão de fazer ainda um recadastramento anual na subprefeitura