RJ: ato pede aprovação de PL que garante atuação de doulas em partos hospitalares
Nas redes sociais, a hashtag ‘#QueremosDoulanoRJ‘, reúne relatos e mensagens de apoio à luta de famílias do Rio de Janeiro pelo direito de contar com a assistência de doulas em partos hospitalares, e convoca a população à se manifestar contra a resolução do Cremerj que proíbe essa atuação.
Na última semana, a maternidade municipal Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro do Rio de Janeiro, e também uma referência em partos humanizados, proibiu, por conta de uma resolução do Cremerj a participação de doulas em partos.
Para combater a medida, famílias, doulas e profissionais da saúde organizam um ato que começa amanhã, dia 29, e vai até o dia 31, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), para pedir a aprovação do Projeto de Lei 123/2015, em tramitação, que garantiria que a participação de doulas em partos realizados em todas as instituições.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
O objetivo central do ato é apresentar o trabalho desenvolvido pelas Doulas aos deputados e deputadas para que solicitem o regime de urgência para o Projeto e a sua rápida aprovação.
Sobre o ato:
12h- Concentração na Escadaria da ALERJ
13h – Visita aos gabinetes dos Deputados em grupos para conversar com parlamentares e equipes para apoio à causa.
15h – Presença na Galeria
Com informações de Nexo Jornal.