Semana sem telas: veja dicas para diminuir o uso no dia a dia da sua família
A “Semana sem Telas” é uma iniciativa do Campaign for a Commercial-Free Childhood que propõe que as famílias, durante uma semana, se desliguem das telas e busquem outras formas de entretenimento e brincadeira.
A princípio, a proposta pode parecer um grande desafio, mas a ideia é justamente usar a criatividade para criar momentos em família diferentes e se divertir muito.
A seguir, confira dicas do Criança e Consumo:
- Sintomas de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
E, lembre-se: a Academia Americana de Pediatras recomenda que crianças com menos de 2 anos não sejam expostas às telas (saiba mais aqui)
Reorganize seus móveis. Transforme sua sala de estar e de tevê em lugares dedicados à interação, jogos e conversas, e não cinemas em miniatura. Remova as telas da sala, cubra-as com panos, ou, pelo menos, torne-as menos centrais na sua sala e na sua vida. Certifique-se de que os móveis estão virados para o lado oposto à tela, então se você tiver vontade de assistir algo, terá que fazer um grande esforço para conseguir.
Torne os quartos das crianças – e o seu próprio – em um ambiente livre de telas.
Imponha limites consistentes de tempo em que as crianças podem ficar em frente às telas. Aqui estão algumas categorias de compromisso que deram certo para muitas pessoas:
- No máximo duas horas de telas recreacionais por dia durante toda a semana. Isso incluí todas as telas, então o uso da televisão, videogames e computador deve ser muito bem planejado, já que o tempo em frente a elas pode passar rápido demais.
- No máximo duas horas de telas recreacionais por dia durante o fim de semana e apenas uma hora por dia durante os dias letivos.
- No máximo duas horas de telas recreacionais por dia durante o fim de semana e nenhuma hora durante os dias letivos.Essas categorias não são imutáveis; a chave é encontrar um equilíbrio que funcione para você e para sua família.
Defina limites para o seu próprio tempo em frente às telas. O exemplo que você define é tão importante quanto as suas regras.
Guarde o controle remoto em uma gaveta.
Institua refeições sem telas (e sem telefone). Converse, dê risada, conte histórias e aproveite a comida.
Tente não depender das telas como se elas fossem uma babá.
Envolva as crianças nas tarefas domésticas, em pequenos projetos ou no preparo da refeição.
Defina um período de atividade longe das telas para toda família diariamente. Essa hora pode ser dedicada a brincadeiras ao ar livre, por exemplo.
Estabeleça pelo menos um dia por semana como o Dia Sem Telas da Família. Divirta-se com diferentes atividades a cada semana.
Com informações de Criança e Consumo.