Tédio e tempo livre têm potencial criativo para as crianças, diz autora
O currículo da pré-escola e a rotina extensa de atividades estão tirando o tempo livre, diminuindo a capacidade criativa e atrasando o desenvolvimento integral das crianças. A conclusão é da professora Erika Christakis que lançou recentemente seu novo livro The Importance of Being Little [A importância de ser pequeno, tradução livre].
Ela defende a tese de que os professores, pais e responsáveis estão tirando o tempo ocioso das crianças e não conseguem mais vê-las entediadas. Nesses casos, oferecem imediatamente uma nova atividade, sem dar espaço para que elas pensem, de forma autônoma, em como preencher o tempo.
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“Nós não temos fé nas nossas pequenas crianças. E não temos fé em nós mesmos. Eu acho que o tédio pode ser um grande amigo da imaginação. Às vezes, quando as crianças parecem entediadas, é porque elas ainda não tiveram tempo de se engajar em alguma coisa”, afirmou a autora em entrevista ao jornalista Cory Turner, ao site NPR, traduzida pelo Centro de Referências em Educação Integral.
De acordo com ela, essa lógica de preencher o tempo das crianças com atividades que não estimulam o brincar também está sendo reproduzida em grande parte dos currículos das pré-escolas. Os pequenos se veem, assim, obrigados a fazer lições de casa e outras tarefas repetitivas, ao invés de estimular o aprendizado por meio do brincar.
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“Para dar um exemplo, crianças brincando de construir um forte vão ativar mais o aprendizado cognitivo do que aquelas que ficam sentadas em frente a uma lousa fazendo lições de casas repetitivas, como quando os professores colocam uma pilha de moedas de um centavo de um lado, de outro alguns números e as crianças precisam conectar isso por meio de um lápis”, afirmou a professora.
Confira a entrevista completa no site do Centro de referências em Educação Integral.