Território do Brincar lança série de conversas online para refletir sobre o brincar, a infância e a educação
Após o sucesso do documentário “Território do Brincar”, dirigido e produzido por Renata Meirelles e David Reeks em parceria com o Instituto Alana, o Projeto Território do Brincar, coordenado pela dupla, lança, em fevereiro, a série videoconferências ‘Diálogos do Brincar’, iniciativa que busca abrir diálogos com educadores, pais, estudantes. gestores, artistas, profissionais da saúde e demais interessados sobre o brincar, a infância e a educação. Os debates serão exibidos ao vivo e gratuitamente no site do Território do Brincar.
O tema da primeira videoconferência será “Um olhar para o brincar” com a participação da educadora Renata Meirelles e do documentarista David Reeks, que vão apresentar a visão do projeto para o brincar. “Após mais de 15 anos registrando as sutilezas e a espontaneidade do brincar, acreditamos que esta linguagem expressa a verdadeira beleza e potência da infância”, diz Renata. A transmissão será dia 18 de fevereiro, das 19h às 19h50.
A ideia de produzir o “Diálogos do Brincar” surgiu quando pais, educadores e estudantes trouxeram inquietações depois de entrarem em contato com o filme ‘Território do Brincar’, com o documentário ‘Diálogos com Escolas’ e todo o material de pesquisa do projeto. No filme, as cenas revelam um brincar livre, que nasce de dentro para fora, intimamente ligado à natureza e que acontece no tempo da criança; na realidade de tantas escolas – e principalmente dos grandes centros urbanos – uma dinâmica que parece não acolher as reais necessidades da infância. A fim de atender estas demandas e debater temas como a importância do brincar livre, o tempo da criança, a relação entre criança e natureza, a mistura de idades, o brincar e a família, especialistas serão convidados ao longo do ano para aprofundar estes debates.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
Aguarde no Catraquinha as datas das próximas conversas!