“Advogado Robô” já venceu 160 mil apelações de multas de trânsito
Cada vez mais a tecnologia chega como uma opção para enfrentar o labirinto legal, como a inteligência artificial que ajuda a criar documentos e, agora, um chatbot que já ajudou a contestar com sucesso nada menos que 160 mil multas.
O programador Joshua Browder, de 19 anos, criou um sistema eficiente e inteligente capaz de substituir advogados de carne e osso. A criação do jovem é um bot que faz apelações contra multas de estacionamento automaticamente.
Dependendo do caso e do advogado, a ação poderia custar de R$ 1,6 mil a R$ 3,6 mil. Só que a tal apelação é bastante simples de ser feita por alguém com conhecimentos técnicos — e é aí que entra a inteligência da ideia.
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
- Saiba o motivo da mastigação servir como prevenção ao diabetes
- Esta é quantidade ideal de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
O robô pode ser acessado em um site beta criado por Browder, o Do Not Pay. Ele faz ao “cliente” uma série de perguntas sobre o caso, como “Era você que estava no volante?” e “Estava difícil compreender os sinais de trânsito?”.
De acordo com as respostas, ele então produz uma carta de apelação que deve ser assinada e enviada à corte responsável pelo réu. Em dezembro de 2015, cerca de 86 mil pessoas já haviam utilizado o serviço.
Veja mais informações sobre o bot no site do Tecmundo, inclusive com uma “entrevista” com o robô em pessoa.