Descomplica leva cursinho para dentro de casa

Texto de Mariana Fonseca, do Porvir.

Foi numa tentativa de reverter a lógica tradicional do sistema escolar brasileiro e fazer os professores mais talentosos chegarem a alunos de baixa renda, que Marco Fisbhen fundou, em março do ano passado, o Descomplica, um site de videoaulas que prepara alunos para Enem. A plataforma, que oferece aulas on-line para estudantes do ensino médio brasileiro, é recordista em acessos e em boas notas nos exames, com 75% dos seus usuários com média acima da nacional no Enem do ano passado.

“Queríamos sair do modelo tradicional de educação no Brasil, onde os melhores professores dão aulas para os alunos de classes AB, que podem pagar pelo cursinho e que, com isso, conseguem passar nas melhores universidades públicas”, afirma o idealizador do projeto. Por isso, o Descomplica descobre quem são os professores mais carismáticos de cursinhos e escolas privadas, os contrata para dar uma videoaula e agrega ao site.

Até agora, a plataforma já reúne aulas com todo o conteúdo do Enem e boa parte das matérias do ensino médio e, ao contrário de alguns formatos mais conhecidos, como o da Khan Academy, o Descomplica só grava vídeos em que o professor aparece. “Escolhemos os professores e os remuneramos muito bem para gravar e dar as aulas. Achamos importante que eles estejam em primeiro plano, sabemos que nada é mais engajador do que um bom professor”, avalia Marco, que é engenheiro e professor de física há 15 anos.

Leia a matéria na íntegra. Clique aqui.