Funcionários de operadoras clonam clientes e roubam por WhatsApp

Golpes no WhatsApp são extremamente corriqueiros, com criminosos se usando de marcas famosas ou de funcionalidades inventadas para fazer as pessoas se inscreverem em sites pagos (veja a lista no final da matéria com diversas notas que já fizemos de golpes pelo mensageiro). Agora, um golpe muito mais complexo foi identificado, e um perpetrado com a ajuda de funcionários das próprias operadoras de telefonia.

Estelionatários estão clonando as informações dos aparelhos das vítimas e entrando em contato com elas como se elas fossem uma pessoa que elas conhecem, como um integrante da família. Eles então pedem dinheiro com urgência, se fazendo passar por alguém próximo da vítima, inclusive dentro da própria mensagem que a pessoa tem com seu familiar.

De acordo com o site do governo de Mato Grosso, mais de três casos desse tipo de ataque já foram registrados recentemente. Segundo o delegado José Carlos Damian, muitas pessoas caem no golpe pelo pedido supostamente vir diretamente do número de telefone de alguém que elas conhecem, inclusive com a foto dela e todo o histórico anterior de conversas.

“Como o criminoso tem acesso aos dados do telefone, incluindo as mensagens trocadas pelo aplicativo, ele tem a noção exata sobre o que as vítimas conversam e como se relacionam. Isso possibilita que ele seja ainda mais convincente na abordagem”, disse o delegado.

De acordo com Damian, a melhor maneira de se proteger do golpe é sempre telefonar e confirmar se a pessoa que está fazendo o pedido é realmente quem você pensa. Segundo o UOL Tecnologia, casos semelhantes já foram registrados em quatro estados e no Distrito Federal. Em junho seis pessoas foram detidas em um golpe semelhante, inclusive um funcionário de uma loja da Vivo que tirava o celular das vítimas do ar e habilitava o mesmo número para criminosos.