Golpe do Facebook de ingressos para Olimpíadas infecta usuários
Um novo golpe está se aproveitando dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para infectar usuários do Facebook. A ação oferece preços excelentes para ingressos para assistir aos jogos, mas acaba infectando usuários com malwares.
De acordo com especialistas da empresa de segurança ESET, uma série de publicações em páginas da plataforma de Mark Zuckerberg divulgam ofertas de ingressos em valores muito abaixo dos que são cobrados pela bilheteria oficial da competição.
É preciso tomar cuidado com esse tipo de “oportunidade imperdível” mesmo que ela aparentemente venha de pessoas de confiança, já que elas também podem ter sido enganadas. Nessas situações, o mais recomendável é entrar em contato direto com as pessoas antes de clicar em algo.
- Black Friday da viagem: cuidados essenciais para não cair em golpes e ciladas
- Paris vende ingressos para os Jogos Olímpicos por R$ 135
- Faça isso para impedir que entrem no seu WhatsApp sem permissão
- INSS emite ALERTA para todos os segurados! EVITE GOLPES!
- Golpe da visita ao perfil do Facebook chega ao WhatsApp
- Veja os principais golpes disseminados no WhatsApp
Além disso, também é importante ficar atento às diferentes fontes de transmissão ao vivo dos eventos dos Jogos Olímpicos. Segundo a ESET, serviços falsos de streaming já foram utilizados durante as competições de 2012 em Londres, então não é nada improvável que isso volte a acontecer – ainda mais agora que qualquer um pode fazer Lives no Facebook. Fique atento para evitar infecções por malwares.
Entre as ameaças relacionadas à Olimpíada identificadas pela companhia está um ramsonware, um programa que disfarça de um recibo em PDF referente aos Jogos e, quando aberto, criptografa todos os arquivos do computador da vítima com uma variante do CTB-Locker, exigindo pagamento para liberar os dados. Para evitar o problema, a ESET sugere clicar com o botão direito sobre o suposto documento e observar suas propriedades antes de o abrir. Se for um arquivo .EXE, delete-o imediatamente.
Veja mais informações sobre os golpes no site do Tecmundo.