Os 5 erros e 5 acertos dos músicos iniciantes no mercado digital
A internet e os serviços de distribuição de música como iTunes, Deezer, Soundcloud, YouTube e Spotify abriram um mercado completamente novo para músicos iniciantes, que agora não necessariamente dependem de uma gravadora para atingir o seu público. Por outro lado, essa nova realidade traz novos desafios. Se todos podem ter voz, como você faz para se distinguir do oceano de ruído de outros artistas?
O Catraca Livre conversou sobre o assunto com Arthur Fitzgibbon, diretor da ONErpm Brasil. A empresa é uma das principais agregadoras de música no meio digital, fazendo a ponte entre músicos independentes e selos pequenos e os serviços de distribuição por streaming ou venda de músicas. Ele falou sobre os principais erros e acertos que encontra em artistas iniciantes tentando emplacar o seu trabalho.
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Erros:
1. Não se planejar – Deixar de se planejar na hora de fazer o seu lançamento é um dos piores erros. Quando você deixa para fazer tudo em cima da hora, isso simplesmente atrasa tudo, deixa todos os processos de entrega enrolados e depois você acaba perdendo boas oportunidades de fazer o seu single/EP deslanchar pelo streaming.
2. Deixar a ansiedade tomar conta e não esperar os resultados – Música não é ciência exata e nem tem fórmula definida. Então não pode deixar que a ansiedade atrapalhe seus planos. Trabalhe no seu projeto, faça tudo certinho e respeite o tempo do streaming para ver os resultados ocorrerem.
3. Desistir após a primeira derrota (ou o não-sucesso) – Poucas batalhas foram vencidas no primeiro dia, então não desamine com os obstáculos que encontrar pelo caminho. Se não deu certo na primeira vez, continue trabalhando direitinho, fazendo tudo o que está ao seu alcance para conseguir fortalecer sua base de fãs e emplacar um bom projeto.
4. Deixar de dar atenção ao marketing, como deu à produção artística – Todo artista é um excelente criador, mas é preciso prestar atenção nas suas estratégias de marketing para divulgar o seu trabalhos nas plataformas corretas e no timing certo para não deixar passar nada.
5. Esquecer que é um desenvolvimento de longo prazo – Qualquer projeto para ser duradouro precisa de tempo para nascer e se desenvolver, não adianta querer virar um sucesso contando só com a sorte. É preciso se esforçar e trabalhar na divulgação do seu trabalho com estratégias boas e com um plano que pensa no futuro.
Acertos:
1. Lançar singles para só depois lançar álbuns – É como se fosse um amostra grátis. Você primeiro mostra um pouco do que estar por vir com o single e depois que trabalhar muito bem esse som, você mostra ao público e aos fãs o resto do seu material, agora que você já soube chamar a atenção. No começo, é mais fácil colocar peso em um trabalho só do que dividir a atenção para várias coisas ao mesmo tempo.
2. Controlar a ansiedade e planejar lançamentos a longo prazo – Controlando a ansiedade fica fácil de planejar e imaginar os diversos passos que a sua carreira terá. Cada lançamento é como um filho, então aproveite cada fase dele com paciência e plena consciência de que ideias futuras virão e para poder avançar é preciso fazer direito presente.
3. Dar tanta prioridade ao digital, como historicamente se deu ao rádio e tv – O digital é tão ou mais importante que o rádio e a tv, ou seja, você precisa estar em todas as plataformas, links, blogs e tudo que estiver conectado. A informação voa nos dias de hoje e você não pode ficar fora dessa revolução. Você precisa entrar de cabeça.
4. Cuidar também do catálogo e material lançado no passado – Material novo é sempre bom de trabalhar, mas você não pode esquecer que é o conjunto do seu trabalho que faz o seu nome ficar conhecido. Se você lançou algo novo, exercite esse, mas não abandone os anteriores de jeito nenhum.
5. Manter uma frequência de novidades e novas produções – O artista é o conteúdo mais interessante para o fã e para não perder a atenção dele, você precisa alimentar a sua base sempre com novidades e coisas de trabalho que farão a galera sempre querer mais.