‘Robôs de flerte’ roubam dados de cartão de crédito no Tinder
Cuidado com quem você anda dando match no Tinder, pode não ser uma pessoa boa, ou pior, nem ser uma pessoa. A empresa de segurança na internet Symantec detectou um novo tipo de golpe que usa bots para conseguir os dados de cartão de crédito do usuário.
O golpe começa quando o usuário dá match em um perfil falso que na verdade é de um robô. Eles então ‘flertam’ com o usuário através de uma mensagem automática e propõem marcar um encontro. No entanto, o bot pede para que o usuário faça uma verificação de identidade através de um código gerado em um site do Tinder.
- Atualização com chamada em vídeo no WhatsApp é golpe
- Veja os principais golpes disseminados no WhatsApp
Acontece que o site é falso e pede diversos dados, entre eles o número do cartão de crédito. Com a informação, os criminosos fazem assinaturas em sites pornográficos em um valor de cerca de R$ 400. O usuário só descobre que foi fraudado depois de 90 dias quando a cobrança chega em sua fatura.
- Black Friday da Surfshark: proteja seus dados e navegue em segurança na internet por R$10,99 ao mês
- Cartão de crédito: 5 serviços que você pode usar de graça no aeroporto
- Black Friday da viagem: cuidados essenciais para não cair em golpes e ciladas
- Tinder cria nova ferramenta de segurança para encontros
A Symantec identificou 13 golpes de procedimento semelhante no Tinder. Segundo a empresa, as melhores proteções é denunciar no próprio app perfis suspeitos de serem bots, além de nunca ceder dados financeiros e pessoais em conversas do aplicativo.