Windows 10: conheça as inovações e saiba como baixar gratuitamente
O Windows 10, sistema operacional da Microsoft já disponível em versão beta há alguns meses, tem lançamento oficial hoje.
Quem tem o Windows 7 ou 8.1 começará a receber uma mensagem na tela do computador avisando sobre a atualização totalmente gratuita. Para aceitá-la, basta o usuário clicar (a instalação leva de 30 a 60 minutos).
O Windows 10 oferece três grandes novidades. A primeira é a volta do Menu Iniciar, que foi removido do Windows 8, causando incômodo entre os usuários. A nova versão é acompanhada de um painel do lado direito que mostra atalhos atualizados com informações da internet.
- Câncer de fígado: uma bebida comum pode aumentar em 85% o risco
- O que você precisa saber sobre a fruta mais popular do mundo?
- Conheças as bibliotecas mais incríveis do mundo; uma delas fica no Brasil
- Como identificar os sinais de autismo em crianças desde os primeiros anos
A outra novidade é a assistente pessoal Cortana, que entende comandos de voz. No entanto, pelo menos por enquanto, ela ainda compreende português. A terceira inovação é o Microsoft Edge, um navegador totalmente novo, substituto do Internet Explorer e bem parecido com o Google Chrome.
Os usuários poderão realizar a atualização gratuitamente até o dia 29 de julho de 2016. Após essa data, terão que pagar por uma licença, com valor em reais ainda não divulgado pela Microsoft.
Baixar manualmente
Os usuários que ainda não receberam a mensagem de atualização do Windows 10 podem fazer o procedimento manualmente. Basta ir à loja de aplicativos da Microsoft e baixar o “Obter o Windows 10” – ele se encarregará de todo o processo. Caso o computador em questão tenha instalado o Windows 8, o usuário precisará mudá-lo para a versão 8.1 para realizar o upgrade – essa ação também é gratuita.
O site Olhar Digital fez uma lista com as principais perguntas e respostas sobre o Windows 10. Você pode consultá-la aqui.
Se você ainda não tem o Windows para atualizar gratuitamente clique aqui.