Plataforma estimula o consumo consciente em crianças através da troca de brinquedos
Os estímulos para o consumismo precoce estão em todos os lugares e os pais precisam lidar com esta situação encontrando maneiras inteligentes e criativas. Uma excelente alternativa é a plataforma “Quintal de Trocas” que ao possibilitar a troca de brinquedos, livros e outros itens infantis, incentiva o consumo consciente de maneira divertida e interessante para as crianças.
Com funcionamento bastante simples e intuitivo, a ferramenta permite que qualquer pessoa cadastre objetos que a criança não deseja mais com fotos e aguarde que outro pequeno se interesse para realizar a troca.
- Multiplan Hall ParkShopping São Caetano troca brinquedo por desconto em ingresso de musical infantil
- Programação para crianças do Sesc Santo André do mês de março mistura diversão e valorização do meio ambiente
- Dia das Crianças: Procon dá a melhor dica para comprar brinquedo mais barato
- Confira as atrações infantis deste final de semana no ABC Paulista
Leia mais: No ‘Retroca’ você pode comprar e vender artigos infantis usados
Sem sequer perceber, a criança aprende sobre desapego, quando se dá conta de que não precisa acumular o que já não usa mais, sobre sustentabilidade, quando passa o brinquedo usado a outra criança sem que seja necessário consumir novos recursos naturais e ainda sobre economia compartilhada, quando sabe que é possível adquirir coisas por meio de trocas e não apenas compras.
O “Quintal de Trocas” foi idealizado em 2014 por Carol Guedes – mãe de uma garotinha de 2 anos – quando levou a filha a uma feira de trocas. Quando viu a pequena trocar um barquinho por um espelho, ela se inspirou a criar a ferramenta para permitir que mais crianças tivessem a mesma experiência e aprendizado.
Depois de dois anos viabilizando a plataforma com recursos próprios, Carol criou um financiamento coletivo para ampliá-la. A intenção é fazer com que a ferramenta seja mais intuitiva, lúdica e acessível, além de uma ferramenta de educação que engloba todo o universo da criança. Além das trocas, também será possível vender, alugar e doar.