Veja dicas para economizar na compra
de fraldas para os bebês
Quando nasce um bebê, nasce também todo um universo ao redor dele. Além de tantas novidades e curiosidades para se aprender, sobre a maternidade e paternidade, os pais também precisam ficar atentos ao que devem ou não comprar para evitar gastos excessivos.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Uma das coisas que os bebês mais usam até aproximadamente dois anos e meio são as fraldas. Como economizar com um produto tão necessário na rotina da criança?
As fraldas descartáveis são as mais compradas pelos papais e mamães do mundo todo. Elas são fáceis de se encontrar e possuem uma boa variedade de tamanhos e qualidade, por exemplo. Porém, elas não são baratas. Já as fraldas de pano modernas não são achadas em qualquer mercado ou loja, principalmente no Brasil, onde seu uso ainda não é tão comum. Entretanto, seu custo-benefício pode valer a pena.
Mas, como é possível economizar na compra de fraldas? O Catraquinha reuniu algumas dicas para tentar ajudar nesta questão da economia familiar. Confira abaixo!
- Fazer chá de fraldas
Uma ótima opção para que as mamães e papais possam ganhar muitos pacotes de fraldas para o bebê e ainda comemorar com amigos a chegada de seu filho. Uma boa sugestão é pedir diferentes tamanhos de fraldas aos convidados, assim é possível guardar fraldas para várias etapas do bebê.
- Experimentar novas marcas
Por que não experimentar aquela marca de fralda mais barata? Não é porque a fralda não é de marca conhecida que ela não seja de boa qualidade. A dica é comprar um pacote pequeno e avaliar a adaptação do bebê ao produto, bem como sua qualidade.
- Deixar o bebê sem fralda de vez em quando
É possível deixar o bebê sem fralda às vezes, principalmente no calor, por um período curto de tempo. Se ele já souber sentar e engatinhar, dá para deixá-lo somente de cueca e/ou calcinha. O bebê sem fralda se sente mais confortável e fresquinho.
- Fazer menos trocas com o xixi
A fralda descartável segura uma boa quantidade de líquido, portanto, não há necessidade de se trocar o bebê a cada xixi, a cada hora. É possível esperar um pouco mais para se realizar a troca, sempre com atenção para não deixar o bebê molhado por muito tempo – o que provoca desconforto e assaduras.
- Ficar atento à promoções
Os papais e mamães devem sempre pesquisar preços para comprar as fraldas. Hoje em dia é fácil de se realizar essa pesquisa através da Internet e, às vezes, é possível encontrar pacotes de fraldas pela metade do preço. Além disso, ficar de olho nas seções de fraldas em mercados, lojas e farmácias, além da Internet, é uma boa dica de economia.
- Tentar comprar pacotes grandes
Ao comprar pacotes com maiores quantidades de fraldas, os pais economizam no valor por unidade do produto. Quanto maior o tamanho do pacote, geralmente menor é o valor por cada fralda.
- Ensinar a usar o “troninho”
Cada criança tem seu tempo para conseguir usar o “troninho”, sendo necessário prestar atenção aos sinais de desenvolvimento físico e mental do bebê, além do controle dos esfíncteres. Assim que os pais perceberem que o filho pode ser desfraldado, eles devem começar a ensiná-lo a usar o “troninho” o quanto antes.
- Fazer estoque de fraldas
Quando for ao mercado ou farmácia e ver um pacote de fralda que goste em um bom preço, compre. Claro, se realmente perceber que este pacote será usado em breve. A compra pode até ficar mais cara no dia, porém fazer estoque de fraldas mais baratas, de tamanhos que serão usados sempre, gera uma economia à família. Este estoque pode e deve ser feito já durante a gestação.
- Comprar por atacado
Algumas redes de venda por atacado têm ótimas promoções de fraldas, porém em muitas vezes a compra mínima é de um número grande de caixas. Portanto, uma boa dica para economizar é reunir amigos que possuem filhos na mesma faixa etária, realizar uma só compra e dividir as fraldas.
- Usar fraldas melhores ou mais caras no período da noite
A economia pode ser pequena, mas já ajuda. As fraldas que deixam o bebê sequinho por mais tempo, que vazam menos, são geralmente mais caras em relação às outras. Porém, elas podem ser usadas em menor quantidade, por exemplo, somente no período noturno, no qual a troca é menos frequente.
- Pedir fralda de presente
Muitos papais e mamães não precisam ganhar presentes para o enxoval do bebê, pois já têm os produtos necessários. Portanto, caso alguém pergunte como pode ajudar com a chegada do bebê, peça fraldas, pois o uso delas será inevitável.
- Usar fraldas de pano
As chamadas fraldas de pano modernas são ecológicas, confortáveis e econômicas. Feitas de um tecido especial que permite a sensação de se estar seco, mesmo após o xixi, estas fraldas podem ser encontradas em vários modelos, sendo o pocket o mais comum, no qual a fralda possui uma espécie de bolso onde se coloca um absorvente de tecido. Tudo neste tipo de fralda é reutilizável e pode ser lavado na máquina.
Além de serem ecológicas – produzem menor impacto ambiental, comparado ao lixo produzido pela fralda descartável, que demora cerca de 400 anos para se decompor no meio ambiente –, elas expõem os bebês a menos agentes químicos. Uma das grandes vantagens da fralda de pano é a economia, tanto na compra de inúmeras fraldas (no caso das descartáveis), como na de pomadas de assaduras. Outra promessa deste produto é o desfralde mais cedo da criança.
As fraldas de pano podem ser encontradas em diversos modelos, materiais, estampas e estilos, o que agrada muito aos papais e mamães. O tamanho é ajustável de acordo com o crescimento do bebê e elas são muito duráveis, podendo ser, inclusive, utilizadas por outros bebês posteriormente.
Fabiana Uchinaka, jornalista paulistana, é mãe de um menino de dois anos. Ela relata que sempre usou fralda de pano no filho e que, além de ser fácil, esta opção gerou uma grande economia à família – levando ainda em consideração que ela poderá reaproveitar os produtos em um segundo filho. “Eu só vi vantagens na fralda de pano, me adaptei muito. Além de serem lindas, elas são mais confortáveis para o bebê e causam bem menos reações na pele. Meu filho nunca teve assadura”, disse.
Segundo Fabiana, a praticidade também foi um ponto positivo em usar as fraldas de pano. “Pode parecer assustador, mas na prática eu achei bem tranquilo. Colocava tudo em um saco impermeável, que impedia de cheirar, e depois na máquina lava e seca”. Outra vantagem, de acordo com a jornalista, é “não ter que sair para comprar fralda”.
Atualmente existem alguns grupos relacionados às fraldas de pano nas redes sociais, inclusive para a troca e venda deste produto entre mães e pais. Daiane Santos Pimenta Oliveira, de 29 anos, é mãe de três filhos e administradora de um grupo no Facebook sobre fraldas de pano. Ela, que mora em Lauro de Freitas (BA), disse que o grupo surgiu por uma necessidade constante de troca de informações. Daiane afirmou não ter usado fralda de pano nos dois primeiros filhos por, na época, achar que seria mais trabalhoso. Mas, resolveu usar no terceiro bebê por serem mais econômicas, sustentáveis e estilosas. “Elas são fáceis de usar e têm o mesmo efeito ou até melhor que as fraldas descartáveis”, afirmou.
Em termos de economia, as fraldas de pano são mais caras compradas individualmente, porém, são reutilizáveis por várias vezes e não precisam ser trocadas até o desfralde do bebê. Em uma conta baseada nos preços atuais de fraldas descartáveis e de pano, e considerando um desfralde por volta dos dois anos e meio, o gasto em compra de fraldas descartáveis é bem maior. Para comprar 5.500 fraldas – o que uma criança usa aproximadamente até seu desfralde – o gasto é de cerca de R$ 4.000,00. Já o valor investido na compra de fraldas de pano até o desfralde, considerando o mesmo período de tempo, é de R$ 700,00, ou seja, bem inferior ao outro exemplo.
Veja ainda: