Confira ranking dos bancos com mais reclamações no Brasil

Segundo ranking elaborado pelo Banco Central, entre as principais reclamações contra bancos em março de 2015, estão irregularidades relativas à segurança e sigilo das operações e serviços, débito em conta não autorizado pelo cliente e dificuldade em entrar em contato com a instituição bancária.

No total, foram registradas 2920 reclamações no período, sendo o maior número do Banco Bradesco, 683. Apesar de ter um maior volume de reclamações, o HSBC aparece em primeiro na lista, considerando uma fórmula matemática que leva em consideração a quantidade de clientes das instituições. A conta é simples, basta considerar o número de reclamações, dividir pelo número de clientes e multiplicar por 1 milhão.

O Banco Central recomenda que qualquer reclamação seja primeiramente efetuada nos locais onde o atendimento foi realizado ou no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição.

O cidadão poderá ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá o prazo máximo de 15 dias para manifestar-se de forma conclusiva. Caso não obtenha uma resposta, é possível preencher uma reclamação por meio do site do BC, informando seu CPF, e-mail e telefone para contato, além da mensagem com a sua reclamação. É a partir desses dados que o ranking é criado.

Confira o ranking completo:

 Ranking dos bancos com mais de dois milhões de clientes

Posição Instituição Financeira Índice  Número de reclamações procedentes Clientes
HSBC 9,53 98 10.273.167
Bradesco 9,07 683 75.264.757
Santander 8,87 282 31.778.492
Caixa Econômica Federal 8,73 657 75.257.265
Banco do Brasil 6,02 334 55.444.188
Itaú 5,61 328 58.411.025
Votorantim 4,82 21 4.350.582
Banrisul 4,09 16 3.903.925
Mercantil do Brasil 2,39 5 2.089.195
10º Banco do Nordeste do Brasil 0,00 0 4.638.072

 Ranking dos bancos com menos de dois milhões de clientes

Posição Instituição Financeira Índice  Número de reclamações Clientes
BNP Paribas 152,70 190 1.244.260
BICBANCO 87,64 15 171.137
J. Malucelli 81,89 30 366.330
Banco Daycoval 57,19 40 699.353
BMG 51,82 79 1.524.349
Bonsucesso 39,39 12 304.600
Citibank 18,70 20 1.069.108
Safra 17,97 11 612.121
PAN 17,77 35 1.968.699
10º Société Générale 17,73 13 733.180
11º Banese 15,14 12 792.263

 Reclamações mais frequentes

Posição Motivo da reclamação Quantidade
Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços 481
Débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente 286
Recusa ou dificuldade de acesso aos canais de atendimento convencionais 258
Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais por recusa injustificada 166
Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB 118
Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados 118
Recusa de recebimento de boleto bancário no caixa convencional 115
Irregularidades relacionadas ao fornecimento de documento para liquidação antecipada de operações de crédito consignado 101
Concessão de crédito consignado sem a formalização do título adequado 99
10º Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada 87

Como registrar minha reclamação?

O Banco Central recomenda que qualquer reclamação seja primeiramente efetuada nos locais onde o atendimento foi realizado ou no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição.

O cidadão poderá ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá o prazo máximo de 15 dias para manifestar-se de forma conclusiva. Caso não obtenha uma resposta, é possível preencher uma reclamação por meio do site do BC, informando seu CPF, e-mail e telefone para contato, além da mensagem com a sua reclamação. É a partir desses dados que o ranking é criado.

Fonte: Money Guru