Para metade dos brasileiros, sensação de prazer é fator determinante para consumir

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Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de educação financeira Meu Bolso Feliz realizado com 620 pessoas das 27 capitais brasileiras, para 68% entre os consumidores da Classe A e B, o consumo está ligado a boas sensações e ao prazer.

As sensações e experiências positivas são os principais destaques: relaxar (47%), prazer de comprar (43%), melhora de humor (37%), satisfação pessoal (35%). Embora os fatores emocionais tenham sido os mais relevantes, também foram mencionados aspectos mais técnicos e financeiros ligados à compra, como preço (44%), promoções (37%), além de qualidade, marca ou modelo (21%) do que se deseja comprar.

Segundo o estudo, as questões financeiras ainda têm bastante influência na tomada de decisão dos consumidores. Para 88% dos ouvidos, o preço é o principal motivo que justifica uma compra, seguido por promoções e liquidações (78%), qualidade do produto ou serviço (71%) e facilidades de pagamento (51%). Mas os entrevistados também apontaram o apelo das vitrines como um fator decisivo para a compra — citado por 12% dos entrevistados.

Arrependimento

Ao perguntar sobre os principais motivos que levam as pessoas a se arrependerem pelos gastos feitos, os motivos que mais aparecem com frequência têm a ver com a alteração no planejamento financeiro (88% no caso de compra de acessórios para automóveis e motos), gasto sem proveito (100%, no caso de acessórios de moda) e dívidas adquiridas (61%, no caso dos eletroeletrônicos e 88% no caso dos eletrodomésticos).

De modo geral, observa-se que as compras desnecessárias são mais comuns entre as mulheres (48%, contra 38% dos homens). Além disso, elas também são as que mais se arrependem de compras que resultam no uso parcial do produto comprado (20%, contra 12% dos homens). Já em relação à classe social, os entrevistados da Classe C, D e E mostram-se mais propensos a realizar compras desnecessárias (43%, contra 38% da Classe A/B).